Ao participar da conferência interna-cional “O Processo de Concertação como Elemento Fundamental para o Desenvolvimento”, o ministro do Desenvolvimento, Indústira e Comér-cio Exterior, Luiz Fernando Furlan, reafirmou que a grande prioridade da sua pasta é o aumento das expor-tações.
Segundo Furlan, a meta é crescer, no mínimo, 10% ao ano nos próximos 4 anos, o que significa a criação de 2 milhões de empregos.
O ministro observou que, neste ano, o governo está com crescimento projetado de US$ 6 bilhões, meta que, provavelmente, será superada. Já no primeiro trimestre, conforme Furlan, o governo estará fechando exportações acima de US$ 15 bilhões, com crescimento de 26% sobre o mesmo período do ano passado. Outra meta, de acordo com o ministro, é desburocratizar as exportações; ter 212 empresas, pelo menos, brasileiras multinacionais ao final do Governo Lula, além do fortalecimento das médias e peque-nas empresas e do fortalecimento do pólo industrial de Manaus. A conferência foi realizada no auditório do Palácio do Planalto, em brasília.
|