Um helicóptero Black Hawk e um caça F/A-18C Hornet, dos Estados Unidos, foram derrubados nas últimas horas, ao sul de Bagdá, enquanto forças da coalizão prosseguiam em seu avanço rumo à capital iraquiana, confirmaram autoridades militares norte-americanas. Ainda há informações desencontradas sobre o número de tripulantes a bordo do helicóptero e o total de baixas.
Fontes do Pentágono disseram que 11 soldados estariam a bordo do helicóptero, que foi atingido por armas de pequeno calibre e caiu perto de Karbala, a cerca de 80 quilômetros de Bagdá, na madrugada desta quinta-feira. Do grupo, sete teriam morrido e quatro, que ficaram feridos, foram resgatados.
No entanto, o Comando Central dos Estados Unidos disse, em um comunicado, que apenas seis pessoas estavam a bordo e não confirmou as mortes. O Black Hawk foi o segundo helicóptero norte-americano perdido em combate desde o início da guerra, na noite de 19 de março.
Na semana passada, um Apache foi derrubado na região central do Iraque e seus dois tripulantes, capturados.
O Hornet foi também derrubado perto de Karbala. Não se informou, de imediato, o que ocorreu com seu piloto.
O Comando Central informou que o caça havia decolado do porta-aviões USS Kitty Hawk e foi também derrubado na madrugada desta quinta-feira.
Porta-vozes militares dos Estados Unidos informaram que tropas norte-americanas estão, agora, a cerca de 25 quilômetros de Bagdá, depois de uma vitória da coalizão contra forças da Guarda Republicana do Iraque perto de Karbala, na quarta-feira. Mas a porta-voz do Pentágono Victoria Clarke adotou um tom de cautela, na quarta-feira, ao prever batalhas mais duras nos próximos dias.
|