Um jovem de Melbourne, na Austrália, hackeou o novo filtro implantado pelo governo e que custou 84 milhões de dólares australianos, cerca de R$ 135 milhões, em cerca de 30 minutos. Tom Wood, 16 anos, não teve trabalho ao quebrar o sistema contra pornografia.
Tom estuda em uma escola particular e demonstrou ao jornal Herald Sun como desativar o filtro com poucos cliques. Com sua técnica, o software não é apagado, mas continua ativo, dando a impressão que ainda está ativo.
Tom acredita que uma criança com um bom conhecimento online poderia publicar a forma de passar pelo sistema em um site. O jovem conversou com a ministra das comunicações, Helen Coonan, sobre segurança online e sugeriu que o país desenvolvesse um filtro melhor.
O governo aprimorou o programa depois do sucesso de Tom conseguir desabilitá-lo. O jovem levou 40 minutos para conseguir passar também pela atualização.
"O governo deveria ter gasto todo este dinheiro desenvolvendo um serviço próprio e não comprando um cheio de falhas", declarou Tom.
|