Em uma corrida na qual teve o domínio desde a largada, o brasileiro Felipe Massa venceu o Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1, 12ª etapa do Mundial de Fórmula 1, neste domingo, em Istambul, e aumentou as suas chances de brigar pelo título da temporada. Seu companheiro de Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen, terminou em segundo, enquanto o espanhol Fernando Alonso, após péssima largada, finalizou em terceiro.
Para melhorar o domingo de Massa, o atual líder da temporada, o inglês Lewis Hamilton, teve problemas com o pneu dianteiro direito na 42ª volta. O piloto da Mclaren era o terceiro no momento, mas teve de fazer uma parada de emergência e ficou com a quinta colocação da prova, atrás do alemão Nick Heidfeld, da BMW.
Desta forma, a diferença de Hamilton no Mundial de Pilotos para os demais pilotos diminuiu. O inglês soma 84 pontos, enquanto Alonso chegou aos 79. Massa tem 69, um a mais do que Raikkonen e 15 a menos do que o líder.
Ainda na zona de pontuação, completaram a prova o finlandês Robert Heikki Kovalainen (6º), o alemão Nico Rosberg (7º) e o polonês Robert Kubica (8º).
O brasileiro Rubens Barrichello trocou de motor e largou dos boxes. Em uma prova de recuperação, o piloto da Honda finalizou na 17ª colocação.
Na largada, Massa segurou a primeira colocação sem levar sustos. Raikkonen completou a largada ideal para a Ferrari e passou Hamilton antes da primeira curva, assumindo a segunda colocação.
Para piorar ainda mais o início de prova da McLaren, Alonso largou mal, foi ultrapassado por Heidfeld e Kubica e completou a primeira volta apenas na sexta colocação.
Até a primeira sessão de parada nos boxes, nenhuma mudança nas seis primeiras colocações. Raikkonen esboçava uma pressão para cima de Massa, mas o brasileiro controlou o ímpeto finlandês com tranqüilidade.
Já Alonso pressionava Heidfeld, mas só conseguiu ganhar posições nos boxes, na 18ª volta, quando voltou à frente também de Kubica e assumiu a quarta colocação.
Com os quatro primeiros colocados da temporada à frente, a expectativa era de emoções até o final da prova. Porém, com as diferenças constantes, não houve sequer ameaças de ultrapassagens.
Faltando 16 voltas para o final, nova rodada de parada nos boxes. Raikkonen entrou primeiro e ficou na expectativa da troca de pneus de Massa, que foi perfeito e voltou à frente.
Na seqüência, porém, a McLaren levou um susto. O pneu dianteiro direito de Hamilton estourou e ele teve de fazer uma parada de emergência. Da terceira, o inglês caiu para a quinta colocação, atrás de Heidfeld e Alonso, quarto e terceiro, respectivamente.
Até o fim da prova, nenhuma mudança. Massa administrou a vantagem na liderança sem contratempos. Hamilton ainda se aproximou do alemão, mas não a tempo de ganhar o seu lugar.
Confira a classificação final:
1. Felipe Massa (Ferrari) - 1h31min00s000
2. Kimi Räikkönen (Ferrari) - + 2s2
3. Fernando Alonso (McLaren) - +2 6s1
4. Nick Heidfeld (BMW) - + 39s6
5. Lewis Hamilton (McLaren) - + 45s0
6. Heikki Kovalainen (Renault) - + 46s1
7. Nico Rosberg (Williams) - + 55s7
8. Robert Kubica (BMW) - + 56s7
9. Giancarlo Fisichella (Renault) - + 59s4
10. David Coulthard (Red Bull) - + 71s0
11. Alexander Wurz (Williams) - + 79s6
12. Ralf Schumacher (Toyota) - + 1 volta
13. Jenson Button (Honda) - + 1 volta
14. Anthony Davidson (Super Aguri) - + 1 volta
15. Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) - + 1 volta
16. Jarno Trulli (Toyota) - + 1 volta
17. Rubens Barrichello (Honda) - + 1 volta
18. Takuma Sato Super (Aguri) - + 1 volta
19. Sebastian Vettel (Tooro Rosso) - + 1 volta
20. Sakon Yamamoto (Spyker) - + 2 voltas
21. Adrian Sutil (Spyker) - + 5 voltas
Abandonou:
Mark Webber (Red Bull) - + 49 voltas
|