As obras do piscinão do córrego Taboão terão início no mês que vem. A informação foi dada pelo superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo, Ubirajara Tannuri Felix, durante a assinatura do Termo de Cooperação e Parceria com os municípios do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para limpeza dos piscinões localizados na bacia do Alto Tamanduateí, nesta quinta-feira, 23 de agosto, na sede do Consórcio.
O piscinão do Taboão será o 19º do Grande ABC e o 9º de São Bernardo. Ele terá capacidade de retenção de 180 mil m³ de água, e deverá ser entregue no fim de 2008. “O processo está em fase final de licenciamento ambiental. A licença de instalação está em tramitação na Secretaria do Meio Ambiente. As obras deverão começar em meados do mês que vem”, disse o superintendente do DAEE.
O 20º piscinão da região também será em São Bernardo. O Ford Fábrica terá capacidade de 80 mil m³. Segundo Felix, se o processo de licitação começar no início do ano que vem, as obras do piscinão Ford Fábrica deverão começar em meados de 2008.
Acordo – O Termo de Cooperação e Parceria com os municípios do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para limpeza dos piscinões localizados na bacia do Alto Tamanduateí prevê que o serviço comece entre o fim de outubro e início de novembro, segundo a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena. “A previsão é de concluir o processo licitatório com a empresa vencedora no fim de setembro”, disse a secretária. Sobre a importância do acordo e de a limpeza iniciar antes da época de chuvas, ela ressaltou: “Esta parceria entre o Estado e os municípios é um esforço para que não ocorram enchentes por falta de manutenção dessa infra-estrutura.”
O DAEE investirá R$ 12 milhões na limpeza dos 18 piscinões localizados no Grande ABC. O departamento estima remover 354,3 mil m³ de sedimentos e lixo que se acumulam no fundo dos reservatórios. Os municípios deverão arcar com as despesas relacionadas à vigilância, energia e jardinagem, entre outras.
Para o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Adler Kiko Teixeira, o acordo entre o Governo do Estado e os municípios para a limpeza dos piscinões trará melhorias “em todos os aspectos para o Grande ABC”. “Faltava essa cooperação, dividir o que é das prefeituras e o que é do Estado.” Kiko lembrou que a parceria é uma solicitação antiga do Consórcio: “É importante registrar a luta iniciada pelo prefeito de São Bernardo, William Dib, quando presidente do Consórcio. É a união da região em prol de um bem comum.”
|