As competições da 1ª Semana de Vela da Billings, nos dias 29 e 30 de março, estarão acirradas. Nas águas da represa, além dos ventos os competidores vão enfrentar a experiência do pentacampeão brasileiro e vice-campeão pan-americano (Havana 1991) da Classe 470, Bernardo Muller Carioba Arndt, conhecido como Baby.
O evento, promovido pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com o Núcleo Pró-Vela, Acampamento do Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo e Movimento em Defesa da Vida (MDV), conta com o apoio da Rádio Eldorado e integra as comemorações do 78º aniversário da Billings e do Dia Mundial da Água - 22 de março.
Acostumado a velejar em águas internacionais, pela primeira vez Baby vai navegar na Billings. “Os velajadores mais antigos dizem que o local tem uma raia boa para as provas, ao contrário da Guarapiranga, que apresenta problemas com esgoto e assoreamento. Acredito que a Guarapiranga dificilmente ficará inviável, mas está deteriorando”.
Para o pentacampeão brasileiro – traz ainda na bagagem o título de campeão sul-americano (1996), 10º lugar nas Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul, 1988) e 12º em Barcelona (Espanha,1992) –, a realização do evento cria a perspectiva de abertura de uma nova opção para a prática da vela nas proximidades de São Paulo. “Além de uma alternativa lógica, é a maneira ideal de se chamar a atenção do público para a importância da preservação da represa e de seu potencial turístico”.
No ano passado, Bernardo Muller integrou a equipe que treinou os velejadores brasileiros para o Campeonato Mundial da Federação Internacional de Vela, entre eles o hexacampeão mundial Robert Scheidt, que venceu o torneio na Classe Laser.
Desde fevereiro Baby disputa, na classe Hobie 16, as eliminatórias para os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo (República Dominicana). Além do Pan-americano de Havana, ele participou do de Mar Del Plata (1995).
A cerimônia de abertura da 1ª Semana de Vela acontece às 13h. As inscrições para as provas, com início às 14h, serão feitas no local. Podem participar pessoas com mais de 8 anos de idade, velejadores federados e não federados. A entrada para o evento – pelo Acampamento dos Engenheiros (altura do km 25,5 da Estrada dos Alvarenga, no Bairro Alvarenga) – é gratuita.
A recuperação da qualidade da água da represa é conseqüência do trabalho da Prefeitura de São Bernardo, que vem urbanizando áreas de manancial, promovendo a educação ambiental, o plantio de árvores, a coleta seletiva de lixo e combatendo as ocupações irregulares. No dia 27 de março, a Administração entrega a Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim dos Pinheiros, bairro situado em área de manancial.
O município recebeu em 2001, da Caixa Econômica Federal, o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, pelo programa de urbanização dos núcleos Carminha e Detroit. O projeto ficou entre os dez melhores do país. No ano passado, o mesmo projeto foi reconhecido em Dubai (capital dos Emirados Árabes Unidos), pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, como uma das 100 melhores práticas mundiais em matéria de recuperação urbana e sócio-ambiental em áreas de proteção aos mananciais. As regatas serão disputadas por cerca de 60 barcos, em 13 diferentes classes, entre elas a Holder, PV (Prancha a Vela), Snipe, Laser, Optmist e Lightning. O local tem capacidade para 5 mil pessoas e oferece condições ideais para que o público acompanhe a regata. Até 1978, as regatas e a Festa dos Navegantes constavam do roteiro turístico do Estado. Em fevereiro daquele ano, porém, a navegação deixou de ocorrer em função do bombeamento das águas do Rio Pinheiros para a represa. A transposição visava aumentar a geração de energia da Usina Henry Borden, situada em Cubatão. A Billings chegou a receber 90 m³ por segundo de água poluída. Só em 1989 foi incluída na Constituição do Estado a proibição do bombeamento.
|