A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, irá realizar o plantio de 60 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica ao redor da Represa Billings e áreas remanescentes em torno dos piscinões. O plantio deverá ser concluído até o final deste ano e tem o objetivo de recompor a mata ciliar de toda a orla da Represa, além de promover também o enriquecimento de fragmentos florestais nessas áreas.
O plantio das mudas de árvores nativas já teve inicio. Em março foram plantadas 1,3 mil mudas na prainha do Jardim Canaã e este mês, outras seis mil mudas foram plantadas na várzea da foz do Ribeirão Alvarenga. Os piscinões da Paulicéia, Ford (Taboão), Vila São José, Demarchi, Vila Rosa, Canarinho, Capitão Casa e Praça dos Bombeiros também receberão plantios.
Além disso, a Prefeitura de São Bernardo tem firmado parcerias com empresas privadas interessadas na neutralização do Carbono. Neste caso, as empresas fazem a compensação ambiental no próprio município com o reflorestamento de praças e áreas verdes.
Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente da secretaria, Sônia Lima, a recuperação ambiental de áreas degradadas tem sido prioridade para a Prefeitura. Esse mecanismo de reflorestamento contribui também para melhorar a qualidade do ar, porque tem a função de propiciar o seqüestro de Carbono (CO2), tornando-se assim, uma estratégia inteligente no combate ao Aquecimento Global, provocado pela emissão desse gás.
|