O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou por unanimidade o registro de candidatura à Presidência de Rui Costa Pimenta (PCO). Acompanhando o voto do ministro Marcelo Ribeiro, o Tribunal entendeu que a entrega da prestação de contas da campanha de Pimenta à Presidência em 2002 foi feita fora do prazo.
Os documentos foram apresentados ao TSE apenas no último sábado. "A jurisprudência da Casa é de que devem ser prestadas contas até 30 dias após as eleições e já são quase quatro anos", lembrou o ministro Marcelo Ribeiro.
O tempo a que o PCO tinha direito na propaganda eleitoral será redistribuído entre os seis candidatos restantes. Segundo informações da Globonews, Pimenta vai recorrer da decisão. Procurada pelo Terra, a assessoria do candidato ainda não se manifestou.
Na mesma sessão, o TSE aprovou as candidaturas de Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Heloísa Helena (Psol). Também foi julgado e rejeitado, o recurso de Ana Maria Rangel, que havia se registrado como candidata à presidência pelo PRP contra a vontade do partido.
|