Da Redação com agências
O paradeiro de Saddam Hussein é o tema da hora. Autoridades e redes de televisão norte-americanas passaram a manhã desta sexta-feira afirmando que o presidente iraquiano foi ferido em um dos bombardeios a Bagdá. Segundo a rede ABC, Saddam teria conseguido fugir carregado por uma maca. A CIA, agência de inteligência dos EUA, também se mostra otimista com relação à possibilidade de algo ter acontecido com Saddam e disse que a comunicação entre o comando central do Iraque e seus núcleos regionais está quebrada.
Do outro lado da trincheira, o ministro iraquiano da Informação, Mohammed Said al Sahhaf, desmentiu todas as notícias da TV norte-americana e afirmou que Saddam está vivo e num local muito seguro.
O desencontro das informações desde o início do conflito fazem parte do jogo estratégico de guerra e começou já com a questão do vídeo divulgado pelo governo iraquiano logo após os primeiros bombardeios. Washington acreditava que o pronunciamento era pré-gravado foi levantado a hipótese de que nem fosse Saddam o homem que falava no vídeo. Jornais deram voz até a uma suposta amante de Saddam, que afirmava ter certeza de que não fora ele quem se dirigiu ao povo do Iraque. Porém, a CIA já admite que a voz é mesmo do ditador iraquiano.
Com tudo isso, até agora nenhuma informação foi devidamente comprovada e, dessa forma, continua o impasse e a polêmica sobre o que teria acontecido ao novo inimigo número 1 dos Estados Unidos.
|