O prefeito de São Bernardo, William Dib, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fizeram apelo ontem, dia 24, ao presidente mundial da VW, Berndt Pischetsrieder, para que a futura planta do Tupi, carro que a montadora vai desenvolver no Brasil, fique na fábrica de São Bernardo. O pedido foi feito durante as comemorações dos 50 anos da fábrica no país, que também contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Aqui é a melhor esquina do Brasil, a da Via Anchieta com a futura asa sul do rodoanel Mário Covas”, disse o governador Geraldo Alckmin, ao firmar o compromisso para que a planta do Tupi fique em São Bernardo. “A infra-estrutura rodoviária e a proximidade da fábrica de São Bernardo com os portos de Santos e São Sebastião são motivos fortes para comemorarmos os 50 anos da Volkswagen com uma nova planta”, acrescentou o governador.
Para o prefeito Dr. Dib, a presença da indústria automobilística em São Bernardo, ao longo dos últimos 50 anos, foi determinante para atrair outros investimentos, orientar o ritmo do desenvolvimento econômico e colocar a nossa cidade na vanguarda da produção industrial. “A fábrica da VW de São Bernardo, a infra-estrutura do município e a mão-de-obra qualificada, credenciam o desenvolvimento do novo carro em nossa cidade”, enfatizou o prefeito.
O presidente Lula deu a deixa para que a fábrica de São Bernardo abrigue a nova planta do Tupi. Ele falou aos metalúrgicos da montadora que, como presidente, não poderia pedir para a planta industrial ficar aqui ou em outro Estado, mas que eles poderiam dizer o nome do novo carro bem alto para o presidente mundial da VW ouvir o desejo dos metalúrgicos de São Bernardo. Lula aproveitou para recomendar o famoso “frango com polenta” preparado por restaurantes da cidade: “São Bernardo não é terra que apenas produz carro, mas possui a melhor rota do frango com polenta do país”.
|