A minivan Idea, da Fiat, apresentada esta semana no Salão de Genebra. Esse carro será fabricado no Brasil em dois anos, com uma diferença: o Idea é feito sobre a plataforma do Punto e a minivan brasileira terá como base o Palio. Mas o visual externo, o espaço interno as alternativas de modula-ridade e a versatilidade da Idea serão semelhantes na minivan brasileira.
A Idea será comercializada nos principais países europeus entre o final deste ano e o início de 2004 e a minivan Palio somente em 2005, quando a Meriva, sua concorrente direta, já terá uma história de três anos no mercado. A minivan exposta em Genebra tem como características as dimensões compactas e o amplo espaço interno, moldado de acordo com a conveniência do usuário. Ela tem ar-condicionado automático e separado em dois ambientes, controle de velocidade e seis bolsas de ar para proteção dos ocupantes em caso de batida: as bolsas estão localizadas na dianteira, nas laterais e nas janelas. O carro tem ganchos que ajudam a transportar crianças com segurança e vem com ABS com EBD, Brake Assistant e ESP. Confortável, a minivan oferece grande facilidade de acesso, regulagem de volante e o assento do motorista, amplo espaço para bagagem e banco traseiro deslizante, o que permite aumentar o espaço de carga. A Fiat ampliou na Idea as características de um veículo multi uso, que oferece espaço e facilidade de acesso, bom posicio-namento do motorista, ambiente iluminado e que tem boa visibilidade, com vidros amplos, além do teto solar que equipa a versão apresentada em Genebra. Embora o desenho de uma minivan seja parecido com os demais modelos da categoria, a Idea tem linhas que dão personalidade ao carro: é bem alongada e não tem cantos vivos.
|