O secretário da Administração Penitenciária de São Paulo, Nagashi Furukawa, teria enviado ontem um mensageiro ao Palácio dos Bandeiras para entregar ao governador Cláudio Lembo (PFL) sua carta de demissão. Furukawa teria convocado diretores de penitenciárias para uma reunião nesta sexta-feira, quando sua demissão seria anunciada.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, diretores de penitenciárias de São Paulo programaram para hoje um ato de apoio a Furukawa com participação de entidades de direitos humanos. Há rumores de que o sucessor do secretário seria um delegado ou integrante da Polícia Militar de linha dura.
A assessoria do governador paulista negou a possível saída do secretário. Furukawa enfrentou nas últimas semanas o momento mais difícil de sua gestão com a onda de ataques contra policiais ordenadas pelo PCC de dentro das cadeias, uma onda de rebeliões e ainda uma greve de agentes penitenciários.
Entretanto, conflitos com o secretário de Segurança, Saulo Abreu, teriam tido maior influência na decisão. Os dois divergem sobre a condução das políticas de segurança pública e a administração do sistema carcerário. Furukawa teria se sentido magoado com algumas atitudes e palavras de Saulo nos dias que se seguiram à guerra deflagrada pela organização criminosa.
|