Usuários dos famosos antivírus da McAfee podem ter sido induzidos ao erro e apagado diversos arquivos importantes e não-infectados do sistema. O problema aconteceu por conta de um erro em um arquivo DAT, que esteve disponível para transferência durante cinco horas nos servidores da empresa. Assim que o antivírus recebia a atualização, começava a confundir programas inofensivos com o vírus W95/CTX, descoberto em 2004.
Arquivos do Microsoft Excel, Adobe, Flash, barra de ferramentas do Google, alguns drivers da Adaptec e diversos arquivos do Java Runtime Enviroment, da Sun Microsystem, além de outros 300 arquivos, foram confundidos pelo antivírus e podem ter sido indevidamente deletados.
No site da empresa (http://vil.nai.com/vil/content/v_138884.htm) algumas instruções são dadas de como recuperar seu sistema do erro, mas a McAfee afirmou que está trabalhando caso a caso junto com os clientes que tiveram problemas.
De acordo com o site do jornal The Sydney Morning Herald, a falha ocorreu nos antivírus VirusScan Enterprise 7.0 ou superior, Managed VirusScan 3.5 e 4.0 Beta, VisusScan Online 10 ou superior, LinuxShield e VirusScan 7.03.
|