Escola mais jovem do Grupo Especial, a Império de Casa Verde conquistou o bicampeonato do Carnaval paulistano após uma virada no último quesito (bateria), quando a Rosas de Ouro, que estava na liderança, perdeu meio ponto.O destaque negativo ficou para a Gaviões da Fiel. Tida como uma das grandes favoritas ao título deste ano, a agremiação terminou na última colocação e foi rebaixada para o Grupo de Acesso, após ser punida com a perda de quatro pontos.
Na apuração mais disputada dos últimos anos, a Império de Casa Verde terminou empatada com a Vai-Vai, mas venceu nos critérios de desempate, ao perder apenas 0,25 no quesito Evolução, enquanto a Vai-Vai perdeu 0,75.
Quatro escolas foram rebaixadas para o Grupo de Acesso: Camisa Verde e Branco, Leandro de Itaquera, Acadêmicos de Tatuapé e Gaviões da Fiel. Os integrantes da Gaviões, que ocupavam em grande número a arquibancada do Sambódromo, saíram antes mesmo do final da apuração, revoltados com as notas dadas à escola.
A Império da Casa Verde foi a quinta escola a se exibir na avenida na madrugada deste sábado. Com o samba-enredo Do boi mítico ao boi real - De Garcia D' Àvila na Bahia ao Nelore - O boi que come capim - A saga da pecuária no Brasil para o mundo, a Império levou ao Anhembi três mil componentes, 23 alas, cinco carros alegóricos e cinco destaques.
O luxo e riqueza de detalhes das fantasias - bem como a presença da dançarina do Tchan Sheila Mello, que sambou mesmo de pé fraturado - roubaram a cena.
Fundada em 1994, a Império de Casa Verde conquistou três títulos em seus três primeiros anos. Em 2004 ficou em 3º lugar no Grupo Especial e em 2005 foi campeã com o samba-enredo "Brasil, se Deus é por Nós, Quem Será contra Nós".
|