A Microsoft revelou que seu novo sistema operacional, o Vista, chegará ao mercado em oito modelos diferentes. A empresa, assim, se adapta aos requisitos europeus de antitrust, que proibiram a incorporação do Windows Media Player ao programa, além de oferecer opções mais baratas para usuários menos avançados.
O Windows Starter 2007 será a versão mais pobre e barata de todas. Virá sem o Aero, uma das principais novidades do Vista e somente na versão 32 bits. O Windows Vista Home Basic foi desenvolvido para o uso caseiro, equivalente ao XP home. Já o Windows Vista Home Basic N é a versão européia do anterior, idêntico ao Basic, mas sem o Media Player.
O Vista Home Premium tem todas as funções do home mais as do atual Windows Media Center. O Windows Vista Buisness seria o equivalente ao XP Pro voltado para TI, e o Buisness N, sua versão européia.
O Windows Vista Enterprise será uma versão mais completa, contendo diversas funcionalidades extra, como a possibilidade montar um PC virtual e encriptação avançada de dados.
Por fim, o Windows Vista Ultimate será o top de linha. Dele só se sabe que fará tudo que as outras versões são capazes e mais.
|