O prefeito de São Bernardo, William Dib, foi reeleito por unanimidade como presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em reunião realizada nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, na sede da entidade em Santo André. Em seu segundo ano à frente do Consórcio, Dib pretende aprofundar ainda mais a relação com a sociedade civil, descentralizar a administração da entidade e ampliar a atuação do Consórcio com a realização de novos eventos regionais.
A reeleição de Dib foi definida por consenso entre os prefeitos. Apenas o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, não esteve presente, pois está fora do país. Foi representado por seu vice, Joel Fonseca, mas já havia concordado com a reeleição de Dib.
Atual presidente do Consórcio desde o início de 2005, Dib é o terceiro prefeito a se eleger por dois anos consecutivos no comando da entidade. Antes de Dib, Celso Daniel, de Santo André, e Valdírio Prisco, de Ribeirão Pires, foram presidentes do Consórcio por dois anos seguidos na década de 90. O prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira, se mantém como vice-presidente no comando da entidade.
Com a reeleição, Dib quer agora descentralizar a administração do Consórcio. As pastas da entidade, como Meio Ambiente, Turismo e Segurança, entre outras, serão redistribuídas e os outros seis prefeitos assumirão novas tarefas para dar mais agilidade ao Consórcio. A nova distribuição será definida na reunião de março.
“O Consórcio seguirá o mesmo ritmo de 2005, mas com uma participação mais efetiva de todos os prefeitos. Vamos aprofundar ainda mais nossa parceria com as entidades de classe e a sociedade civil em geral e com as esferas estadual e federal”, argumentou Dib.
Entre as novas ações do Consórcio para 2006, Dib citou a realização de um grande seminário sobre o futuro da indústria automobilística. “O Grande ABC é um pólo muito importante dessa indústria então temos de promover uma grande discussão sobre as ramificações dessa indústria, como engenharia, mão-de-obra e auto-peças para preparar melhor nossas cidades para o futuro. Também temos de trazer as universidades para esse debate para saber qual contribuição elas podem nos dar”, disse o prefeito.
O prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira, citou o trabalho feito por Dib em 2005 à frente do Consórcio como responsável pela reeleição. “O prefeito Dib fez um excelente trabalho em 2005, pois, além de dinamizar o Consórcio, conseguiu audiências com o governador que trouxeram vários benefícios para todas as cidades da região. Por essas e outras ações é que o prefeito Dib foi reeleito sem contestações”, afirmou Teixeira.
O encontro de hoje também serviu para que os prefeitos aprovassem o balanço anual da entidade, a criação de um campeonato de futebol regional e um convênio com o Ministério do Trabalho. A realização do campeonato de futebol, que acontecerá no segundo semestre deste ano e reunirá quatro equipes de cada cidade, é um exemplo dado por Dib da atuação diferenciada que o Consórcio pode ter. “O esporte é uma área que não tem atuação regional, assim como outras que temos de identificar para integrar ainda mais o trabalho das sete prefeituras.”
|