Como parte de uma estratégia mais ampla de viabilizar que empresas migrem de seu sistema de mensagens Lotus Notes/Domino para a plataforma de colaboração da Microsoft, acaba de ser anunciada pela companhia uma oferta para facilitar essa transição. Trata-se de um conjunto de novas e modernas ferramentas que permitirão às empresas analisar seu ambiente de aplicativos Notes/Domino e migrar seus dados de aplicativos mais críticos para a plataforma de colaboração da Microsoft. Essas ferramentas, que estarão disponíveis para download gratuito, incluem o Microsoft Application Analyzer 2006 for Lotus Domino, o Microsoft Data Migrator 2006 for Lotus Domino e novos modelos de aplicativos do Windows SharePoint Services. A Microsoft anunciou também a disponibilidade imediata de ferramentas atualizadas de migração e coexistência para a plataforma de mensagens e calendário da Microsoft. Essas ferramentas, também disponíveis para download gratuito, incluem o Exchange Connector for Lotus Notes/Domino, o Exchange Calendar Connector for Lotus Notes/Domino e o Assistente de Migração do Lotus Notes/Domino.
A Microsoft continua sendo a plataforma de colaboração preferida pelos usuários, fato comprovado por centenas de empresas em todo o mundo que decidiram migrar para essa plataforma nos últimos seis meses. O motivo pelo qual os clientes estão tomando a decisão estratégica de migrar para a plataforma de colaboração da Microsoft, é, principalmente pelo seu poder de oferecer maior produtividade aos funcionários, reduzir os custos de TI e melhorar os processos de negócios, de uma maneira geral. A conceituada empresa de pesquisas e análise IDC também identificou a Microsoft como líder em ambientes integrados de colaboração, com uma participação de 51% neste segmento, o que a coloca 10 pontos percentuais à frente de seu concorrente mais próximo, com base no faturamento de 2004.*
“A cada ano, a Microsoft investe mais de US$ 700 milhões no sistema de aplicativos Office, em servidores e serviços, para assegurar que os clientes extraiam o maior valor possível de nossa plataforma integrada de colaboração. Estamos hoje atendendo a uma forte demanda de clientes do Lotus Notes/Domino que planejam migrar para esta plataforma,” afirmou Jorge Rivva, gerente geral da divisão de servidores da Microsoft Brasil. “Este lançamento é um importante passo em nossa estratégia geral voltada a viabilizar a migração de clientes para que estes também possam aproveitar os benefícios de nossa plataforma.”
Novas ferramentas facilitam a transição de aplicativos e sistemas de mensagens
Muitas empresas estão procurando ajuda no desenvolvimento e na execução de um plano de transição para seus aplicativos Lotus Notes/Domino. As novas e modernas ferramentas ora anunciadas pela Microsoft permitirão que cada cliente analise e faça a migração, de acordo com seu ambiente específico. As ferramentas da Microsoft incluem:
- Microsoft Application Analyzer 2006 for Lotus Domino. Esta ferramenta, disponível no primeiro trimestre de 2006, irá aprimorar significativamente o processo de análise do ambiente de aplicativos Lotus Notes/Domino, oferecendo um modelo de recomendações para a transição daqueles aplicativos para a plataforma Microsoft;
- Microsoft Data Migrator 2006 for Lotus Domino. Esta nova ferramenta, disponível a partir do segundo trimestre de 2006, permitirá que as empresas migrem seus dados de seus aplicativos Lotus Notes/Domino para modelos de aplicativos no Windows SharePoint Services.
- Mais modelos de aplicativos de Windows SharePoint Services. Com base no sucesso dos 30 modelos de aplicativos lançados em agosto de 2005, a Microsoft anunciou hoje três novos modelos de aplicativos, desenvolvidos para os clientes que utilizam os modelos do Lotus Notes/Domino ou similares. Esses novos modelos são o Discussion Database, o Team Work Site e a Document Library.
- Ferramentas atualizadas de mensagens e de coexistência. Para auxiliar as empresas em sua transição do sistema de mensagens do Lotus Notes/Domino para o Microsoft Exchange Server, a Microsoft está oferecendo funcionalidades avançadas e maior estabilidade do Exchange Calendar Connector for Lotus Notes/Domino, Exchange Connector for Lotus Notes/Domino e do Assistente de Migração do Lotus Notes/Domino.
A Microsoft dará continuidade à oferta de novas soluções para que os clientes possam fazer a transição para sua plataforma de colaboração. Prova disso é que os clientes já reconheceram a necessidade de desenvolvimento e personalização de aplicações de workflow para os produtos e tecnologias do SharePoint. Essas necessidades serão atendidas pela Microsoft nos próximos meses.
Para mais informações sobre as ferramentas e recursos de migração, acesse o site: http://www.microsoft.com/technet/interopmigration/collaboration/default.mspx.
* Fonte: “Worldwide Integrated Collaborative Environments 2004 Vendor Shares: Warm Spots Found on the Expanse of ICE”, IDC, junho de 2005. (“Participação mundial de mercado, por fornecedor, de ambientes de colaboração integrada. Aspectos positivos dos ambientes de colaboração integrada (ICE)”).
|