O Ibope divulgou nesta sexta-feira à noite pesquisa referente ao segundo turno das eleições presidenciais de 2006, na qual o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto contra 42% do petista. A margem de erro é de 2% para baixo ou para cima.
Apesar de Serra continuar na liderança em relação ao levantamento anterior do Ibope, realizado em dezembro, Lula conseguiu diminuir a diferença de 13 pontos percentuais para apenas 3 pontos no segundo turno. Em dezembro, o Ibope mostrava o petista com 35%, enquanto o tucano tinha 48% da preferência.
Em relação ao primeiro turno, cujos números foram divulgados pela revista Istoé na quinta-feira, o Ibope aponta Lula vencendo Serra com 35% dos votos, frente a 31% de Serra. No levantamento de dezembro, Serra bateria Lula em primeiro turno com 37% da preferência do eleitor, enquanto o Presidente da República teria 31%.
O Ibope simulou outros quatro cenários para o segundo turno. Quando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é o adversário tucano de Lula, o pré-candidato do PSDB perde, com 35% contra 48% do petista. Na hipótese de Anthony Garotinho (PMDB) chegar à fase decisiva das eleições, Lula venceria de novo, ampliando a margem: 30% para o peemedebista frente a 49% de Lula.
Outro cenário sugeriu ao eleitor um segundo turno entre Serra e Garotinho. Novamente, o secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro perderia, com 26% das preferências do eleitorado, enquanto o prefeito paulista seria eleito com boa vantagem: 54% dos votos.
Garotinho aparece tecnicamente empatado quando seu adversário no segundo turno é Alckmin. Nesse confronto eleitoral, o ex-governador do Rio teria 38% das intenções de voto, contra 37% do tucano.
|