O prefeito de São Bernardo, William Dib, esteve na última quinta-feira, dia 27, no consulado da República da Síria para tratar de assuntos relacionados à integração comercial e à possibilidade de negócios entre São Bernardo e a Síria. O encontro foi com o corpo diplomático chefiado pelo cônsul-geral, Ghazi Deeb, e teve a participação do secretário de Comunicação, Raimundo Salles.
Na reunião ficou confirmada a participação de São Bernardo na Feira de Damasco, em setembro de 2006, a mais importante feira industrial do Oriente Médio. Segundo o prefeito William Dib, será a oportunidade para as empresas da cidade apresentarem os seus produtos a um mercado ainda pouco explorado pelos brasileiros. Somente a República da Síria possui uma população de 18 milhões de habitantes.
O cônsul Ghazi Deeb demonstrou interesse em conhecer as áreas industriais de São Bernardo e as montadoras instaladas na cidade para uma possível importação de automóveis. Para tanto, está agendando a vinda dos ministros da Indústria e Comércio e da Economia da República da Síria para São Bernardo. Hoje o Brasil já exporta, para a Síria, açúcar, café em grão, veículos automóveis, painéis de fibras de madeira, açúcar de cana não refinada, outros papéis/cartões, papel/cartão "kraftliner" e tubos ferro/aço.
A visita do prefeito foi marcada por clima de emoção, já que os pais de William Dib são sírios, nascidos na cidade de Maaloula. O cônsul da Síria disse estar orgulhoso de Dib ser representante e filho de sírios e um dos homens mais importantes da política na Estado de São Paulo, em especial, na segunda maior cidade paulista, que é São Bernardo. O prefeito aproveitou a aportunidade para discutir a declaração de cidade-irmã entre Damasco, capital da Síria e São Bernardo, bem como intercâmbio cultural entre as duas localidades. Os diplomatas entregaram um quadro com imagens da cidade-natal de seus pais.
|