A LG Electronics, fabricante sul-coreana de eletrônicos e eletrodomésticos, anunciou que está deixando de vender TVs equipadas com tubos de raios catódicos (CRT) no mercado europeu, e que concentrará suas futuras apostas nos televisores de espessura menor. A empresa está no momento vendendo os estoques remanescentes de televisores convencionais. No futuro, se restringirá ao segmento mais caro do mercado de TVs CRT, oferecendo uma nova linha de TVs CRT ultrafinas fabricadas com tubos de vidro de baixa espessura, disse James Kim, comandante das operações européias da LG Electronics.
"Venderemos esses novos modelos com ágio de 15 a 20 por cento. Mas além deles, preferimos esquecer o CRT, dada a nossa posição de inovadores no mercado. Não venderemos mais televisores CRT comuns", disse. A principal fornecedora de tubos de vidro da LG, a LG.Philips Displays, não foi capaz de especificar imediatamente as conseqüências da decisão para as suas duas fábricas restantes, na França e República Tcheca, de tubos de raios catódicos, mas a joint-venture igualitária entre a LG e a Philips Electronics está preparando nova reestruturação devido à queda da demanda.
"O mercado é muito mais fraco do que estimávamos no começo do ano. Não podemos evitar uma nova reestruturação para alinhar a oferta à procura mais baixa", disse um porta-voz. Organizações de pesquisa de mercado estimam que a demanda por TVs CRT na Europa cairá em cerca de 20% este ano, cerca de duas vezes mais que o declínio previsto pela LG Electronics no começo de 2005, à medida que os consumidores transferem sua preferência para televisores de cristal líquido e plasma.
"Pelo quarto trimestre, as TVs CRT ainda responderão por 73% do mercado de televisores em termos de volume, mas menos de metade em termos de valor", disse o analista Bob Baikes, da Meko, uma organização britânica de pesquisa. O motivo básico do declínio é que o varejo não está mais interessado em TVs CRT, exceto os modelos muito básicos e baratos, que não ocupam grande espaço nas lojas.
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