O grupo de telefonia via Internet Skype, que está sendo adquirido pelo eBay, divulgou aceleração no crescimento de sua base de usuários e o lançamento de um serviço que torna mais fácil a funcionários de uma empresa realizar chamadas pelo software da companhia.
O ritmo de crescimento da base de usuários da Skype subiu de 150 mil por dia em setembro para 170 mil. A empresa, que aceitou ser comprada pelo site de leilões eBay por US$ 4 bilhões, tem cerca de 61 milhões de usuários.
"Ao final do trimestre passado, definitivamente começamos a perceber uma aceleração no número de assinantes conquistados", disse Saul Klein, vice-presidente de marketing do grupo. "Até o final de setembro, tínhamos 140 mil a 150 mil novos assinantes por dia. Agora, são 170 mil", disse ele em entrevista telefônica. "O eBay definitivamente é um dos fatores", afirmou, acrescentando que a base doméstica do eBay nos Estados Unidos era apenas uma das regiões em que a empresa havia constatado crescimento superior à média em seu número de usuários. Nos últimos seis meses, a companhia quase que duplicou sua base de usuários registrados.
O novo serviço lançado na terça-feira, Skype Groups, permite que as empresas estabeleçam contas no Skype para seus funcionários ¿ 30% da base de usuários já usa os serviços da Skype para telefonemas de negócios. Com a nova oferta, um representante de uma empresa pode se responsabilizar pela conta de todos os usuários Skype de sua organização. Antes disso, cada usuário do software da Skype tinha de adquirir créditos individuais para usar o sistema para ligar para telefones convencionais.
Os telefonemas feitos via Skype para outros usuários do serviço que utilizam computadores são gratuitos. Mas quando as ligações são feitas para números convencionais, a Skype cobra alguns centavos por minuto porque usa redes convencionais de telefonia para transmitir a ligação ao seu destino final.
Uma pesquisa com 400 usuários do Skype Groups durante o período de testes mostrou que 63% deles usou a ferramenta para fazer chamadas internacionais, evitando tarifas mais caras de chamadas convencionais. Além disso, quase metade dos pesquisados utilizou o produto para fazer teleconferências gratuitas.
|