AMD e FIC produzem PC de baixo custo no Brasil

 

Informática - 26/09/2005 - 08:16:06

 

AMD e FIC produzem PC de baixo custo no Brasil

 

Da Redação com Reuters

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A fabricante norte-americana de chips para computadores AMD anunciou na sexta-feira, 23, o início da produção de um computador de baixo custo no país, voltado ao acesso discado à Internet por usuários iniciantes ou de baixa renda. O computador, anunciado pela primeira vez no final de março deste ano, é produzido no Brasil pela fabricante taiuanesa de eletrônicos Phihong/FIC e está sendo distribuído pela Telefônica, em um projeto piloto na cidade paulista de Bauru, e pela integradora nacional MTech, em um plano de inclusão digital junto ao governo do Estado do Mato Grosso. A máquina, chamada de PIC (Personal Internet Communicator), foi lançada pela primeira vez na Índia no ano passado por preço de 185 dólares (cerca de 420 reais). O equipamento faz parte de estratégia da AMD para levar a Web a países em desenvolvimento e ganhar participação de mercado frente à rival de maior porte Intel . Na cidade de Bauru, o PIC, uma unidade do tamanho de um livro grande e equipada com disco rígido de 10 gigabytes, chip AMD Geode, sistema operacional Windows CE e monitor de 15 polegadas¿ é vendido por 890 reais à vista ou em 36 vezes de 39,90 reais, informaram executivos da AMD e da FIC. O preço à vista é 36,4 por cento menor do que os 1.400 reais do valor máximo do computador proposto pelo governo federal equipado com HD de 40 gigabytes e sistema operacional livre na iniciativa PC Conectado de inclusão digital. Apesar do preço baixo, os executivos presentes no anúncio não divulgaram expectativas de vendas. O presidente da FIC no Brasil, Luciano Lamoglia, justificou a cautela no lançamento do produto: "Estamos apalpando o mercado. Estamos cautelosos porque estamos estudando o produto e o mercado há pelo menos um ano e não queremos cometer erros." Já o vice-presidente de Marketing e Vendas para a América Latina da AMD, José Antonio Scodiero, afirmou que o PIC explora um mercado novo de pessoas que ainda não acessam a Internet no país por falta de renda para terem um computador tradicional. "O potencial (do produto) é fantástico, mas nesse momento os fatos são esses", disse Scodiero sobre a distribuição inicial do PIC apenas em Bauru e no Mato Grosso e não em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Ele espera que o produto comece a ter uma distribuição "para todo o mercado" até o final do ano. Quando do primeiro anúncio do PIC no Brasil, o presidente-executivo da AMD, Hector Ruiz, admitiu que as vendas do produto na Índia estavam indo "mais devagar do que gostaríamos". Ele citou questões de necessidades de softwares e financiamentos específicos para cada região.

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