João Francisco Daniel, irmão do prefeito de Santo André, Celso Daniel, disse hoje que Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estava envolvido em esquema de corrupção na prefeitura para a arrecadação de recursos irregulares para o PT. Francisco confirmou que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu recebia esse dinheiro. Em depoimento à CPI dos Bingos, João Francisco Daniel afirmou que Gilberto Carvalho lhe contou em conversa particular, em janeiro de 2005, que Celso Daniel sabia desse esquema. Nessa conversa, Gilberto Carvalho teria envolvido José Dirceu. O depoente garantiu que um dos seus irmãos foi testemunha desse episódio e poderia confirmar o que foi dito.
Segundo Francisco, o esquema de recebimento de propina na prefeitura contava com a ajuda dos empresários Ronan Maria Pinto e Sérgio Gomes da Silva, o "Sérgio Sombra", que participou do seqüestro de Celso Daniel, segundo afirmou. Esse dinheiro era repassado diretamente a José Dirceu e era levado por "Sérgio Sombra" de Santo André para a cidade de São Paulo num Corsa preto.
O deputado José Dirceu está processando João Francisco Daniel por danos morais pela denúncia de que ele estaria realizando "uma suposta coleta de recursos" no interior paulista. O irmão de Celso Daniel contou aos senadores da CPI que o principal mentor do esquema de corrupção em Santo André era o então secretário de obras da prefeitura, Klinger de Oliveira Souza.
|