Acontece neste sábado e domingo, na Sociedade Hípica Paulista (Rua Porto Martins, 342 - Brooklin/SP), a partir das 8h30, o III Jogos Abertos Paradesportivos do Brasil - Hipismo Adaptado, com a participação de competidores do Centro de Atendimento de Equoterapia Governador Mário Covas, localizado no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo.
São Bernardo terá uma delegação de atletas, divididos em quatro modalidades (passo, trote, galope e salto de 40cm), que terão apoio, total ou parcial, da equipe de sete fisioterapeutas que trabalham no Centro.
Apesar da competição contar com atletas de todo o Brasil, são grandes as esperanças de conquistas para Maria Eduarda dos Passos Mourão. “Atendemos mais de 200 pessoas no Centro Mário Covas, dos quais selecionamos 11 para a competição”.
Para esta competição, o Centro Municipal terá o apoio da Liga do Desporto Paraolímpico, do Regimento de Cavalaria e da própria Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo.
Equoterapia
Atualmente, 240 pessoas participam da terapia que tem duração de oito meses. A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos para o desenvolvimento de pessoas com deficiências física e mental. Sob o comando de fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, educadora, equitadores, auxiliares de pista e voluntários, o paciente participa de sessões de fisioterapia e de exercícios com cavalos.
A convivência com os animais em ambiente saudável e o contato com a natureza levam ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência A especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.
|