No próximo dia 8 de julho, 140 crianças e adolescentes da 1º turma do programa Navega SP de São Bernardo do Campo completam o aprendizado nas modalidades de remo, vela e canoagem no Parque Estoril, e os aprovados nos treinamentos recebem o certificado de veleiro amador, da Marinha do Brasil.
Os jovens são-bernardenses, das escolas da rede pública da região do parque, ganharam neste período - de outubro de 2004 até agora - noções de marinharia, ou seja, pequenas técnicas de esportes náuticos como manobras e navegação, além dos cuidados com as embarcações. Também obtiveram cursos de regras de tráfego marítimo e educação ambiental.
Durante o projeto, os participantes do Navega SP de São Bernardo disputaram competições entre os núcleos do programa (Araçatuba, Praia Grande e Santos) e em todas as etapas saíram vitoriosos, com oito conquistas e apenas duas derrotas. As provas ocorrem nas etapas da Campeonato Paulista de Remo, proporcionando assim para os iniciantes um contato mais próximo com atletas profissionais da modalidade.
Agora novos interessados, entre 12 e 15 anos, matriculados nos estabelecimentos municipais de ensino das proximidades do Parque Estoril, podem participar da 2º turma. As inscrições já estão abertas e o aluno deve procurar o responsável pelo projeto Navega SP na sua escola.
Navega SP - O programa, totalmente gratuito, é idealizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e lazer do Governo de São Paulo, em parceria com a Sabesp e com as prefeituras municipais. Pretende despertar nos jovens o espírito de equipe e de liderança, a concentração, o respeito ás normas preestabelecidas e a oportunidade para a formação de futuros atletas. Com isso, tira as crianças e adolescentes das ruas, evitando o ingresso delas no mundo das drogas.
|