A Prefeitura de São Bernardo do Campo participará sábado, 11 de junho, do 1º Dia Nacional de Vacinação para crianças de zero (recém-nascidas) a cinco anos de idade contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). Todas as crianças devem ser vacinadas, mesmo aquelas que já tomaram as duas doses no ano passado.
O objetivo da ação é manter a doença erradicada no Brasil. O último caso registrado no país foi em 1989. A Prefeitura de São Bernardo pretende superar a meta do Ministério da Saúde, que é de 95%. Atualmente, São Bernardo possui 60.985 crianças na faixa de zero a cinco anos. "A vacina não tem contra-indicação. Mesmo a criança que está com febre e vômitos, deve tomar a vacina", exemplificou a chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Cândida Kirschbaum.
Neste mesmo dia, a Secretaria da Saúde estará atualizando a carteira de vacinação das crianças para aplicação das doses, em atraso, de outras vacinas como difteria, tétano, coqueluche, hemófilos, sarampo, caxumba, rubéola e hepatite B.
A Secretaria de Saúde destinou 47 locais para vacinação. Todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, além de 17 postos volantes (ver quadro abaixo)*. Mais informações no setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 4335-9112.
|