A Microsoft confirmou que a próxima versão do Internet Explorer vai incluir a navegação por abas, uma função tornada popular pelos rivais Opera e Firefox. Dean Hachamovitch, gerente da unidade que produz o navegador, avisou aos consumidores, entretanto, que não esperem muito do recurso na versão beta do programa.
"A experiência da navegação por abas no IE7 beta muito básica", diz ele no blog do produto. De acordo com Hachamovitch, citado pelo News.com, o objetivo de incluir a navegação por abas na versão beta é ter certeza de que a implementação do recurso será segura e compatível. Ele também explicou porque, até agora, o IE não tinha esse recurso: dúvidas a respeito da complexidade e da consistência. "Os usuários não ficariam mais confusos?" E citou que outros produtos Microsoft (como o Windows Media Player) têm abas.
Hachamovitch admitiu que a companhia errou em demorar tanto para adotar o recurso no IE - uma decisão que ele está feliz por reverter. Ele também lembrou a possibilidade de navegar por abas em versões já existentes do IE usando soluções desenvolvidas por parceiros como a Maxthon.
Já Asa Dotzler, um dos desenvolvedores do Firefox, não parece muito feliz. E postou uma resposta em seu próprio blog à atualização do IE. "Suspeito que esse anúncio pode ser traduzido para 'resolvemos tardiamente que precisamos de aba mas elas não estão nem perto de estarem prontas, portanto não nos reclamem quando as virem'", escreveu ele, para quem a Microsoft está mais interessada em manter o monopólio do que em prestar um bom serviço aos usuários.
O recurso de navegar por abas, popular em browsers rivais da Microsoft como o Opera e o Firefox, consiste em permitir que o usuário abra várias páginas na mesma janela do navegador.
|