O Hospital Municipal Universitário realizou na quinta-feira (12) às 10h um coffee break para seus enfermeiros e auxiliares em comemoração ao Dia da Enfermeira. O diretor do Hospital, Walter Cordoni, e a primeira-dama, Marilda Dib, parabenizaram os funcionários presentes. “Nosso Hospital precisa muito do apoio e dedicação de vocês”, declarou Cordoni.
Marilda Dib estendeu seus cumprimentos a todos que atuam na rede pública de saúde. “Vocês estão sempre prontos para atender o chamado dos pacientes e contribuem para a cura dessas pessoas, ajudam a salvar vidas e auxiliam os que estão chegando ao mundo, merecem ser parabenizados a cada dia de trabalho”.
Nas Unidades Básicas de Saúde da rede trabalham 462 enfermeiros, técnicos e auxiliares. Já no Pronto Socorro e hospitais são 365 profissionais.
História - Um decreto assinado em 10 de agosto de 1938 instituiu a data de 12 de maio, Dia do Enfermeiro. O ato também determinava que deveriam ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana Néri que, mesmo sem ser enfermeira, ofereceu trabalho voluntário nos hospitais de campanha durante a Guerra do Paraguai (1864 - 1870). Sua dedicação valeu-lhe o título de "Mãe dos Brasileiros". Desde então, Escolas de Enfermagem, clínicas e hospitais passaram a organizar atividades para comemorar a data.
|