Uma das pastas mais disputadas pelo PT na reforma ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Coordenação Política pode acabar nas mãos do PFL. Esta é proposta do ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, que encaminhou a sugestão da senadora Roseana Sarney (MA) para o lugar do ministro Aldo Rebelo (PC do B-SP).
Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a proposta tem o apoio de setores do próprio PT, do PMDB, do PP e até da oposição. O presidente Lula teria recebido com simpatia a sugestão.
"A indicação faz o maior sentido porque ninguém faz esse trabalho melhor do que Roseana", disse o senador Edison Lobão (PFL-MA) ao Estado, lembrando que "ela está nisso desde o colégio eleitoral, quando trabalhou por Tancredo Neves e depois cuidou da articulação política no governo Sarney".
O nome de Roseana foi levantado após inúmeras tentativas do PT de apontar outros nomes para a pasta. Além de ser um gesto de apoio à base aliada, que teria choques inevitáveis com um coordenador petista, a indicação também deixa o Rebelo fortalecido para uma eventual convocação para o ministério da Defesa, em lugar do vice-presidente José Alencar (PL-MG).
|