O Corinthians protagonizou o seu maior vexame desde que a parceria com o grupo MSI foi fechada. Nesta quarta-feira, na estréia do técnico Daniel Passarella à beira do gramado, o time paulista foi derrotado pelo Cianorte, no Paraná, por 3 a 0, ouviu a torcida adversária gritar "olé" e se complicou na Copa do Brasil. Por não ter feito nenhum gol fora de casa, a equipe de São Paulo precisa vencer a segunda partida, no Pacaembu, por quatro gols de diferença para manter vivo o projeto "Copa Libertadores-2006".
Caso o Corinthians vença por 3 a 0, a decisão será nos pênaltis. Uma vitória por três gols de diferença, mas com gols do Cianorte, dá a vaga ao time paranaense.
Repleto de estrelas, como Tevez, Carlos Alberto e Roger, os corintianos chegaram ao estádio Willie Davis, em Maringá, como favoritos e pensando em uma vitória por dois gols de diferença para evitar o jogo de volta. No entanto, foi o pequeno Cianorte quem ditou o ritmo do jogo.
Dirigido pelo técnico Caio Júnior, o time paranaense, que está na terceira divisão do futebol brasileiro, aproveitou os erros do adversário para marcar três gols no primeiro tempo.
O primeiro saiu logo aos 8min do primeiro tempo. Após uma cobrança de escanteio da esquerda, Fábio Costa falhou grotescamente, soltou a bola na risca da pequena área e Edson Santos marcou.
O Cianorte ampliou um minuto depois. Daniel chutou de longe, a bola desviou em Márcio e enganou o goleiro corintiano.
O desespero dos paulistas aumentou ainda mais aos 36min. Márcio aproveitou uma indecisão de Anderson e Sebastián e, de bicicleta, marcou um golaço.
Completamente perdido em campo, o Corinthians só conseguia articular jogadas com o meia Roger, o melhor da equipe na primeira etapa. No ataque, no entanto, Gil desperdiçava chances e Tevez não conseguia se achar.
Para o segundo tempo, Passarella tirou Roger (machucado) e Wendel para colocar em campo o estreante Gustavo Nery e Bobô. Por outro lado, o Cianorte aumentou a marcação e apostou nos contra-ataques e na insegurança de Fábio Costa.
O goleiro quase entregou o quarto gol para os paranaenses após sair jogando errado. Valdiran, no entanto, não aproveitou.
Aos 25min, a situação corintiana, que já era crítica, piorou ainda mais. O zagueiro Anderson foi expulso após uma falta dura em Valdiran.
Com um a mais em campo, a torcida paranaense, que se pendurou até nas torres de iluminação do estádio, se encheu de confiança e passou a gritar "olé" a cada passe dos jogadores do Cianorte. Abalados, os paulistas não conseguiam reverter o panorama do jogo e chegaram a apelar para as faltas.
O Corinthians ainda teve duas chances de diminuir o vexame, com Gil, mas o atacante desperdiçou em ambas oportunidades. A primeira, em uma grande defesa do goleiro Adir. Na segunda, a bola bateu na trave.
Aos jogadores do Corinthians restou a esperança de reverter a grave situação no jogo de volta, no dia de abril, no Pacaembu. Antes disso, Passarella terá de mostrar seu trabalho contra o Santo André, no domingo, no ABC paulista, pelo Estadual.
|