A exposição “Eu, o Universo”, que explica a relação do homem com o tempo e o espaço, estará em cartaz até o dia 20 de setembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Raphael Pellegrino (Estrada das Lágrimas, 1.656, Bairro Mauá). O trabalho foi desenvolvido por 1.300 alunos da escola, de 1.a a 8.a séries, durante o primeiro semestre e envolveu todas as disciplinas.
Um túnel do tempo foi construído no pátio da escola, para explicar como viviam as primeiras civilizações e mostrar as evoluções científicas do século XXI. Na entrada do túnel foi construída uma pirâmide de três metros, feita com 3.800 caixas de leite arrecadadas pelos alunos - no local, estão expostas máscaras gregas e esculturas egípcias moldadas com sabão.
Para mostrar o trabalho artístico desenvolvido na Idade Média, os estudantes da 6.ª série construíram mosaicos. Os Jogos Olímpicos estão retratados através de desenhos, com a História do Esporte, produzidos por alunos da 8.a série.
No fim do túnel foi construído um foguete - no espaço, os visitantes podem assistir a um vídeo com as atividades realizadas pelos alunos no primeiro semestre. Duas toneladas de pneus raladas foram espalhadas no chão do foguete, para simular a sensação do homem ao pisar na lua. Outras atrações da mostra são as réplicas dos planetas do sistema solar e satélites em órbita.
Os interessados em conhecer a exposição podem agendar visitas em grupos de até 50 pessoas, através dos telefones 4232-9056 e 4238-7344.
|