Maior festa religiosa de São Bernardo, realizada desde 1917, homenageia Nossa Senhora da Boa Viagem
A Procissão dos Carroceiros, tradicional festa do calendário turístico e religioso da cidade, acontece neste domingo, dia 5 de setembro, a partir das 8h30, com missa campal, na Igreja de Santa Edwiges, Rua Votorantim, 686, Vila Vivaldi, onde a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem permanece desde o último domingo. A seguir a Santa será levada num carro de boi em procissão, por um percurso de aproximadamente 5 quilômetros, até a Igreja Matriz de São Bernardo, Centro, onde será celebrada missa às 12 h. Às 14h tem início a quermesse e show artístico. A Festa da padroeira termina com uma missa às 19h.
A comemoração integra os festejos dos 451º aniversário da cidade. São esperadas mais de 10 mil pessoas para o evento, vindas de diversos bairros de São Bernardo, de outras cidade e até da Capital paulista.
Os festejos de Nossa Senhora da Boa Viagem, sempre realizados em setembro, tiveram início em 1917 reunindo sitiantes e chacareiros devotos. Até 1965 as prendas produzidas pelos fiéis (galinhas, cabritos, tijolos, telhas, etc) custearam a festa e ajudaram na construção da igreja.
Os organizadores afirmam que aos poucos a festa perdeu a tradição, com a chegada dos automóveis que foram substituindo o transporte animal. As comemorações voltaram aganhar força na década de 1980 com a volta da participação dos carroceiros e desde 1984 integra o calendário turístico do Estado de São Paulo.
FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM – PROCISSÃO DOS CARROCEIROS
PROGRAMAÇÃO:
Sábado 04/09
16h Missa Solene com participação do Grupo de violeiros de Aparecidinha
(quermesse e show artístico após às 17h na Praça da Matriz)
Domingo 05/09
PROCISSÃO DOS CARROCEIROS
6h – cadastro dos carroceiros
8h30 – Missa Campal na Paróquia Santa Edwiges
9h30 – saída da procissão
11h – recepção da imagem de Nª Sª da Boa Viagem, com benção dos
animais e pessoas presentes
12h — Missa na Igreja Matriz, Centro
14h – quermesse e show artístico
19h – Missa de encerramento da Festa da Padroeira
|