Os partidos de oposição não estão satisfeitos com o pedido de demissão do diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Augusto Candiota. Para a oposição, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva deveria tomar a iniciativa de demitir os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do Banco do Brasil, Cassio Casseb. Candiota e Meirelles, por exemplo, estiveram envolvidos em acusações de sonegação fiscal. Já Casseb é acusado de improbidade administrativa.
“As demissões deveriam começar pelo Henrique Meirelles. Ele é o presidente do BC e está acima do Candiota”, disse João Batista Araújo, o Babá (sem partido-PA), ex-radical expulso do PT. A também ex-radical Luciana Genro (sem partido-RS) afirmou que não se surpreende com o envolvimento de integrantes dos escalões mais altos do governo em escândalos. “Meirelles é um representante do capitalismo.
Não me surpreende ver gente desse tipo envolvida negociata, escândalo e sonegação.” O ex-presidente do PSDB, José Aníbal, disse que a demissão de Meirelles é um “assunto do Governo”. “O Governo é quem vai arcar com o ônus de mantê-lo [Meirelles]. Na minha opinião, o governo sai arranhado desse episódio.”
|