Da redação
Depois de lançar com sucesso os inéditos e exclusivos conceitos da cabine estendida e da versão Adventure, a pick-up da Fiat chega ao mercado com novidades que vão desde o design arrojado, passando pela nova versão Trekking até o motor 1.8 bicombustível e equipamentos inéditos em seu segmento, como o My Car Fiat, o sensor crepuscular e o CD player com MP3.
Dessa forma, a pick-up passa a adotar o mesmo conceito que já faz sucesso nos novos Fiat Palio, Palio Weekend e Siena, nos quais se destacam a modernidade, a qualidade de vida a bordo, a praticidade, o belo design e a excelente relação custo-benefício.
O novo Fiat Strada é o aprimoramento de um veículo que já era muito bom, com atributos como grande versatilidade, robustez e funcionalidade. Para desenvolvê-lo, a Fiat Automóveis ouviu seus clientes, indo ao encontro de seus desejos e necessidades para criar o veículo que ele queria. A sintonia fina com o consumidor ajuda a explicar o sucesso do modelo, líder de mercado no segmento das pick-ups compactas desde o ano 2000.
Um exemplo: foi a pedido dos usuários que a montadora criou o Fiat Strada com cabine estendida, em 1999. Até hoje, ele é o único modelo de seu segmento a oferecer essa carroceria, muito útil para quem deseja mais espaço interno e segurança para transportar objetos e compras no dia-a-dia. A versão foi tão bem aceita que responde por 60% das vendas da pick-up.
Outro exemplo nasceu ainda na brilhante trajetória da pick-up Fiat Fiorino. Ela trouxe ao mercado o eixo ômega na suspensão traseira – mais forte e com maior altura livre do solo. Ao desenvolver o Fiat Strada, a Fiat Automóveis utilizou nele o conceito de um veículo mais robusto, compro-vadamente um sucesso entre os consumidores. Assim, todas as versões do modelo desde o seu lançamento, em 1998, possuem suspensão reforçada e maior altura livre do solo.
Em 2001, ao criar a versão Adventure – feita sob medida para os clientes que desejavam uma pick-up com características mais robusta, conforto e visual diferenciado –, a montadora incorporou também os pneus de uso misto e um estilo off road, conferindo ao veículo um perfil mais forte, dinâmico e esportivo. Essa é a versão mais bem-sucedida da pick-up, com 35% das vendas. Hoje, a família Adventure é uma grife que inclui também a station wagon Fiat Palio Adventure e a multivan Fiat Doblò Adventure – ambos são as versões mais vendidas de seus respectivos modelos. O novo Fiat Strada reúne todas as qualidades que o transformaram em campeão de vendas em seu segmento, e apresenta novidades que lhe dão todas as condições de ampliar ainda mais sua liderança.
As marcas de um design campeão
Como não poderia deixar de ser, o novo Fiat Strada recebeu o estilo que caracteriza os modelos da nova família Palio. Vê-se claramente que a pick-up é membro da família, pois adota o mesmo estilo clean que caracteriza os demais modelos, e o padrão de design da dianteira que já se transformou na marca registrada do novo Fiat Palio. Mas ela tem uma forte personalidade própria com ênfase na funcionalidade: é o design conciliando belas linhas e muita praticidade.
Na dianteira, a maior atração é o novo conjunto óptico feito de uma única peça integrando os três canhões refletores. Ele é mais estreito junto à grade frontal, no centro da qual se destaca o novo logotipo da Fiat, e vai se alargando em direção à lateral do veículo. O conjunto óptico do Fiat Strada Trekking é cromado, igual ao do Fiat Palio. E sob a grade e os faróis, o pára-choque, com desenho mais agressivo, integrado à carroceria dá uma impressão de grande força.
Na versão Adventure do Fiat Strada a sensação de robustez é maior. Ela tem uma máscara negra em seu conjunto ótico e traz também faróis de neblina e faróis de longo alcance alojados no pára-choque, que incorpora o quebra-mato e se destaca pela pintura parcial. Na lateral, vêem-se novas maçanetas, mais ergonômicas, e novo acabamento na coluna “B”. As calotas integrais possuem desenho exclusivo, e na Adventure traz grafia com seu nome – essa versão também vem equipada com estribos laterais.
Na traseira os destaques ficam para as novas lanternas que acompanham o contorno da tampa, combinando perfeitamente com as linhas do modelo, a nova maçaneta de abertura da tampa da caçamba agora integrada à logomarca Fiat bem no centro da tampa e aos estribos com piso antider-rapante que ganharam novo desenho. Todo o conjunto transmite uma sensação de grande robustez e capacidade.
Beleza interior
Tudo na cabine do novo Fiat Strada é novo. Dos bancos ao painel de instrumentos, do volante aos painéis das portas, cada elemento da pick-up foi criado para proporcionar o máximo de conforto e funcionalidade.
Os novos bancos possuem contornos mais anatômicos e sustentam melhor o corpo. Seu tecido de revestimento, também novo, varia conforme a versão do modelo, mas sempre tem cores suaves e textura agradável. Os trilhos dos bancos foram aumentados em 20 mm, o que permite um maior curso de regulagem, beneficiando, principalmente, as pessoas de maior estatura.
O painel de instrumentos traz nova grafia – o da versão Adventure é exclusivo –, facilitando ainda mais a leitura. Ao centro, o novo volante, de linhas atuais, oferece ótima empunha-dura. E nos painéis das portas vêem-se novos puxadores e apoios para braço, mais ergonômicos e com manuseio mais cômodo.
O novo console central é integrado ao painel de instrumentos e revela pomos do câmbio e do freio de mão mais modernos, com melhor empunha-dura.
Cada espaço ocioso do habitáculo foi tranformado em um porta-objetos, visando a organização e a arrumação dos pertences. Apesar de ser uma pick-up, a nova Strada possui 10 porta-trecos, mesmo na versão com cabine curta.
Mais conforto e funcionalidade
Além da exclusiva cabine estendida, o novo Fiat Strada oferece uma variada gama de recursos, alguns nunca vistos antes no segmento de pick-ups compactas. Junte-se a isso um interior agradável, no qual cores e texturas criam um ambiente tranqüilo, e um aproveitamento de espaço racional, com diversos porta-objetos e porta-luvas duplo na Adventure. Além disso, todas as versões do Fiat Strada já vêm de série com protetor de caçamba que elimina os danos à pintura e facilita a conservação do veículo. Com tudo isso o que se tem é uma pick-up com o conforto de um carro de passeio.
Mais potência e flexibilidade no motor
Com a adoção do 1.8 Flex, o Fiat Strada fica ainda mais valente
O moderno motor 1.8 Flex roda com qualquer proporção de gasolina ou álcool, proporcionando sempre excelente torque, dirigibilidade e baixas emissões.
Produz 106 cv de potência e 17,5 kgm de torque a 3.000 rpm rodando somente com gasolina; funcionando com álcool, são 110 cv de potência e torque de 18,4 kgm a 3.000 rpm. Com este motor, o novo Fiat Strada atinge a velocidade máxima de 180 km/h com gasolina e 182 km/h com álcool; a versão Adventure faz 179 km/h com gasolina e 181 km/h com álcool. Rodando com gasolina, o Fiat Strada acelera da imobilidade aos 100 km/h em 10,1 segundos. Com álcool, a marca é de 9,8 segundos. A versão Adven-ture completa a mesma prova em 10,5s e 10,2s, respectivamente.
As principais características do motor 1.8 Flex são:
Drive by wire. Uma central eletrônica gerencia a abertura da borboleta de forma progressiva, evitando os trancos na aceleração que podem ocorrer em retomadas e desacele-rações bruscas. O resultado: melhor dirigibilidade e menos emissão de poluentes.
Cross flow. Admissão e descarga são realizadas em lados opostos do motor, melhorando o arrefecimento e, portanto, o rendimento.
Taxa de compressão. A compressão da mistura ar/combustível, de 10,5:1, gera mais potência e torque em todos os regimes de rotação do motor. O aumento foi obtido graças a novos pistões.
Bomba de óleo. Comandada diretamente pelo eixo virabrequim, reduz o custo e o peso do conjunto e melhorando a eficiência .
Cárter estrutural. O cárter de alumínio é fixado diretamente à carcaça de transmissão, minimizando as vibrações do conjunto transmitidas ao habitáculo.
Tuchos hidráulicos. Mantêm constante a abertura das válvulas, dispensando ajustes e reduzindo a emissão de ruídos.
Sistema de partida a frio. Para facilitar as partidas em temperaturas inferiores a 15°C quando o modelo estiver abasteido com uma grande quantidade de álcool, foi adotado um sistema de partida a frio com gasolina.
O sistema também funciona durante o aquecimento do motor, melhorando a dirigibilidade.
Uma pick-up verdadeiramente segura
O novo Fiat Strada prova que é possível trabalhar ou encarar uma aventura com segurança: ele incorpora o que há de melhor para evitar acidentes e minimizar danos físicos aos ocupantes em caso de colisão.
A segurança começa no interior: um habitáculo agradável e acolhedor, com baixo nível de vibrações e ruído interno, comandos e instrumentos ao alcance da mão e mostradores bem legíveis são aspectos que ajudam o motorista a manter a atenção concentrada na rua. Tudo no novo Fiat Strada foi criado para que a experiência de dirigi-lo seja prazerosa e segura.
Versões para todas as necessidades
A nova pick-up chega ao mercado com duas versões de acabamento, dois tipos de carroceria – cabine simples, com capacidade de carga de 705 kg, ou estendida, com capacidade para 685 kg – e uma motorização. O novo motor 1.8 Flex, que já equipa os demais modelos da nova família Palio, dá à pick-up mais torque e potência, tornando-a ainda mais valente para o trabalho e o lazer.
|