A reforma e a modernização da Justiça foram incluídas pelo Brasil na pauta da XIV Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-Americanos, que começou nesta segunda-feira na capital do Ceará. Na sessão de abertura, o ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, lembrou que essas reformas são prioridade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Estamos promovendo, no Brasil, uma ampla discussão sobre o tema com outros Poderes, entidades da sociedade civil e organismos internacionais, visando a propor e difundir ações e projetos para a melhoria do funcionamento do Poder Judiciário”, disse.
Bastos acrescentou que o objetivo do governo é “descongestionar o Judiciário de processos e recursos e torná-lo mais ágil, rápido e eficiente e, principalmente, mais acessível à população brasileira”.
Na Conferência, que vai até o próximo dia 2, os ministros da Justiça de 20 países da América Latina, além do Brasil, vão também discutir a cooperação jurídica entre eles para combater em conjunto a ação do crime organizado.
|