O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio de Europa, sétima etapa do Mundial 2004 de Fórmula 1, disputado neste domingo no circuito de Nurbugring, na Alemanha. O brasileiro Rubens Barrichello, também do time italiano, ficou com a segunda colocação, enquanto o inglês Jenson Button, da BAR, completou o pódio.
Schumacher conseguiu a reabilitação depois do fiasco da última etapa, quando teve de abandonar em Mônaco após um acidente ainda com o satefy car na pista. O hexacampeão aumentou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos: ele chegou a 60 pontos, tendo vencido seis das sete provas já disputadas. Barrichello, com 46, é o vice-líder, seguido por Button, que tem 38.
Completaram a zona de pontuação Jarno Trulli (4º), Fernando Alonso (5º), Giancarlo Fisichella (6º), Mark Webber (7º) e Juan Pablo Montoya (8º). O brasileiro Felipe Massa, da Sauber, foi o nono colocado.
Barrichello, sétimo colocado no grid, ganhou duas posições logo após a largada. Com uma estratégia diferente dos rivais (um pit stop a menos), o brasileiro ainda ganhou mais uma posição com o abandono do finlandês Kimi Raikkonen, da Mclaren, que teve seu motor estourado.
Após as passagens pelos boxes, Barrichello assumiu a segunda colocação. Mas, perto do final ele foi ultrapassado na pista pelo japonês Takuma Sato, da BAR. A sorte mais uma vez ficou do lado do brasileiro, que viu o motor de Sato estourar e ganhou o segundo lugar no pódio de graça.
As McLarens, que davam sinal de recuperação na temporada, mais uma vez decepcionaram. Depois de conseguir a quarta colocação no grid de largada com Raikkonen, o time inglês viu também o escocês David Coulthard estourar o motor.
A primeira curva foi conturbada, com o acidente entre Montoya e Ralf Schumacher, ambos da Williams. Montoya teve apenas o bico avariado, mas Ralf foi forçado a abandonar e levou junto o brasileiro Cristiano da Matta, da Toyota, que nada tinha a ver com a briga.
Confira o resultado final da prova:
1º Michael Schumacher (ALE) Ferrari/B - 60 voltas, em 1h32min35s101
2º Rubens Barrichello (BRA) Ferrari/B - a 17s9
3º Jenson Button (ING) BAR-Honda/M - a 22s5
4º Jarno Trulli (ITA) Renault/M - a 53s6
5º Fernando Alonso (ESP) Renault/M - a 1min00s9
6º Giancarlo Fisichella (ITA) Sauber-Petronas/B - a 1min13s4
7º Mark Webber (AUS) Jaguar-Cosworth/M - a 1min16s2
8º Juan Pablo Montoya (COL) Williams-BMW/M - a uma volta
9º Felipe Massa (BRA) Sauber-Petronas/B - a uma volta
10º Nick Heidfeld (ALE) Jordan-Ford/B - a uma volta
11º Olivier Panis (FRA) Toyota/M - a uma volta
12º Christian Klien (AUT) Jaguar-Cosworth/M - a uma volta
13º Giorgio Pantano (ITA) Jordan-Ford/B - a duas voltas
14º Gianmaria Bruni (ITA) Minardi-Cosworth/B - a três voltas
15º Zsolt Baumgartner (HUN) Minardi-Cosworth/B - a três voltas
Os demais abandonaram
B = Bridgestone
M = Michelin
Melhor volta: Michael Schumacher - 1min29s468, na 7ª
|