O prefeito William Dib participou, dia 27 de maio, da formatura de mais 800 jovens do Projeto Turma Cidadã da Prefeitura de São Bernardo, no Paço Municipal. Dr. Dib salientou que a Administração Municipal se preocupa com o futuro das crianças e dos jovens. “Hoje, a nível nacional, o que estamos assistindo é uma juventude sem perspectiva de encontrar emprego no futuro e sem opção de lazer também. Por isso, a Prefeitura está investindo cada vez mais em educação, na geração de emprego e na construção de equipamentos e na implementação de atividades de lazer para os jovens”.
O comandante da Guarda Civil Municipal, coronel Antônio Branco, que coordena o Projeto Turma Cidadã, lembrou que a primeira turma, de 1.000 jovens, que concluiu a parte formativa, dia 15 de março último, está participando de serviços que vão desde a preservação do patrimônio público até a colaboração nos atendimentos em prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde e em programas sociais. “Tenho conversado com os pais de integrantes do Turma Cidadã e eles estão contentes em ver os filhos prestando um trabalho voluntário renumerado”.
Os jovens trabalham quatro horas por dia, num total de 20 horas semanais. Em troca, eles recebem uma bolsa-auxílio de R$ 150,00 por mês. O projeto beneficia, pelo período de um ano, os jovens que se alistaram no Serviço Militar em 2003.
Durante o período de treinamento, os jovens tiveram um curso formativo, de duas semanas de duração, sobre estrutura e políticas municipais, atendimento ao público, higiene e socorro de urgência, noções de trânsito e técnicas operacionais (procedimentos nos postos de serviços).
Depois que os jovens deixarem o Turma Cidadã também estarão preparados para entrar no mercado de trabalho. Durante esse período de um ano, eles terão a oportunidade de participar de um curso de qualificação profissional, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Estão sendo oferecidos os cursos de informática, telemarketing, auxiliar de vendas, repositor de estoque, mecânica e elétrica de automóveis, serviços no segmento de alimentação, hidráulica e construção civil.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Larte Soares, disse que o Projeto Turma Cidadã é o primeiro passo dos jovens no mercado de trabalho. “Aproveitem a oportunidade que estão tendo”. Ela elogiou ainda o trabalho que está sendo desenvolvido pelos jovens da primeira turma nos programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. “Passando de carro na rua do Centro Dia do Idoso tive a oportunidade de ver um jovem do Turma Cidadã caminhando de mãos dadas com um idoso. Fiquei emocionada com o cuidado do jovem com o idoso”.
|