A companhia inglesa Advanced RISC Machines, ARM, anunciou ter criado uma nova tecnologia que promete uma grande redução no consumo de energia em uma gama abrangente de equipamentos eletrônicos. Trata-se do multiprocessador MPCore, desenvolvido pela ARM em parceria com a japonesa NEC Electronics. Ele pode ser configurado para conter até quatro proces-sadores em um só chip, o que permite ganhos em performance em baixas freqüências se comparados a processadores de núcleo individual.
Essa nova arquitetura, diz a ARM, permite que aplicações multitarefa sejam executadas com maior rapidez e confiabilidade, graças ao sistema de multiprocessamento simétrico (SMP) que pode trabalhar de forma integrada, ou não, a um multriprocessamento assimétrico (AMP), fazendo com que esse chip tenha maior capacidade de processamento de múltiplos fluxos de pacotes de dados e maiores taxas de transferência.
O MPCore conta ainda com um sistema inteligente de gerenciamento de energia, capaz de reduzir em até 85% o consumo do chip e, conseqüentemente, a geração de calor. As aplicações são inúmeras: celulares que exibam filmes, sistemas eletrônicos que gravem e toquem vídeos ao mesmo tempo, consoles de jogos, sistemas de navegação automotiva que também ofereçam jogos de videogame para quem está no banco de trás do veículo, entre outras. A NEC já faz planos para aplicar o chip MPCore em seus equipamentos para uso doméstico, automotivo e para eletrônica móvel.
Esse movimento da ARM e da NEC já faz parte de uma tendência da indústria para investir em processadores com mais de um núcleo. A Intel busca aplicar proces-sadores de núcleo duplo em seus produtos, bem como a IBM e a Sun Microsystems, que já fornecem servidores com esse tipo de chip.
Os primeiros chips MPCore estão com chegada prevista para o segundo trimestre de 2004.
|