A partida entre as Escolas Estaduais Yolanda Ascêncio e Cel. Bonifácio de Carvalho abre oficialmente o 2.o Campeonato Municipal Colegial de Futebol de São Caetano do Sul. O jogo foi no último domingo (23/5), às 14h20, no Estádio Anacleto Campa-nella, na preliminar de Azulão e Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro. O torneio estudantil será disputado por alunos de 15 a 19 anos, das escolas estaduais da cidade e do Centro Interescolar Municipal Alcina Dantas Feijão.
O Campeonato Colegial fomenta o projeto de inclusão social da Prefeitura, voltado para os jovens de São Caetano. É coordenado pela Diretoria de Esportes e Turismo. Possibilita a integração social, cultural e esportiva entre os estudantes, além de ser uma ótima oportunidade para os alunos talentosos mostrarem seu potencial. Os jogos são antes das partidas oficiais do São Caetano, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, no Estádio Anacleto Campanella.
Estão inscritas para a competição 11 escolas - quatro a mais que no ano passado -, divididas em três grupos. O Grupo A é formado pelas EEs Edgar Alves da Cunha, Anacleto Campanella e o CIM Alcina Dantas Feijão. No B, estão Joana Motta, Alfredo Burkart, Idalina Macedo da Costa Sodré e Maria Trujilo Torloni. No C, jogam Yolanda Ascêncio, Eda Mantoanelli, Maria da Conceição Moura Branco e Cel. Bonifácio de Carvalho. Qualificam-se para a semifinal os primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado, por índice técnico. As partidas terão 60 minutos de duração, em dois tempos de 30. Os finalistas receberão troféus e medalhas. Os jogos do torneio estudantil serão marcados de acordo com a programação do Azulão no Campeonato Brasileiro. Em virtude da participação na Copa Toyota Libertadores da América, a AD São Caetano teve algumas das partidas do Brasileiro transferidas para outras datas. Assim, não estão definidas as datas dos jogos do torneio estudantil, apenas determinada a ordem dos confrontos. Se chover, as preliminares serão canceladas por causa da conservação do gramado do campo do Anacleto Campanella.
A educadora Zuleika Sein, técnica da equipe da Yolanda Ascêncio, elogia a iniciativa. Na sua opinião, o torneio estudantil desenvolve o lado social dos estudantes, oferece oportunidade para que aprendam a ter responsabilidade, como não se atrasar para a apresentação antes das partidas e para as aulas, e respeito por adversários, árbitros e professores.
Torneio Início
A equipe da Escola Estadual Idalina Macedo da Costa Sodré sagrou-se campeã do Torneio Início do 2.o Campeonato Municipal Colegial de Futebol. Na decisão, o time da Idalina derrotou a Alfredo Burkart, por 1 a 0. O Torneio Início foi disputado no último domingo (16/5), no Estádio Anacleto Campanella, em sistema eliminatório, com partidas de 20 minutos e um tempo.
Ordem dos jogos:
1 - Yolanda Ascêncio x Cel. Bonifácio de Carvalho;
2 - Joana Motta x Maria Trujilo Torloni;
3 - Eda Mantoanelli x Maria da Conceição Moura Branco;
4 - Anacleto Campanella x CIM Alcina Dantas Feijão;
5 - Alfredo Burkart x Idalina Macedo da Costa Sodré;
6 - Maria da Conceição Moura Branco x Yolanda Ascêncio;
7 - Idalina Macedo da Costa Sodré x Joana Motta;
8 - CIM Alcina Dantas Feijão x Edgar Alves da Cunha;
9 - Cel. Bonifácio de Carvalho x Eda Mantoanelli;
10 - Maria Trujilo Torloni x Alfredo Burkart;
11 - Edgar Alves da Cunha x Anacleto Campanella;
12 - Yolanda Ascêncio x Eda Mantoanelli;
13 - Joana Motta x Alfredo Burkart;
14 - Maria da Conceição Moura Branco x Cel. Bonifácio de Carvalho;
15 - Idalina Macedo da Costa Sodré x Maria Trujilo Torloni.
|