Da Redação com agências
O desempenho do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é considerado ótimo ou bom por 53% dos eleitores da capital paulista, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. O desempenho do governador é reprovado (considerado ruim ou péssimo) por 10% e definido como regular por 34%.
A análise das pesquisas feitas pelo Datafolha a respeito do desempenho de Alckmin na cidade de São Paulo desde 2001 mostra que o governador sempre contou com aprovação maior que reprovação.
Em junho de 2001, três meses após sua posse, Geraldo Alckmin era aprovado por 31%, reprovado por 18% e considerado regular por 44%. Em dezembro do mesmo ano a aprovação subiu para 37%, e foram registradas oscilações na reprovação (para 17%) e na taxa dos que o consideravam regular (para 42%). Em fevereiro de 2002 a aprovação oscilou para 35% e a taxa de reprovação e a dos que o consideravam regular permaneceram idênticas.
Pesquisa realizada em outubro de 2002, pouco antes da eleição presidencial, mostrava Alckmin em seu melhor momento entre os paulistanos até então, atingindo 55% de aprovação. O governador era, naquela ocasião, reprovado por apenas 9% e considerado regular por 33%.
Mas o auge veio em dezembro do mesmo ano, quando o desempenho do governador era considerado ótimo ou bom por 62% dos paulistanos. A taxa de reprovação oscilou para 10%, taxa que se mantém até hoje, e o percentual dos que definiam seu governo como regular era de 27%, a menor dessa série de pesquisas.
Em abril de 2003 a aprovação caiu para 55% e a taxa dos que consideravam o governo Alckmin regular voltou a 33%.
Em dezembro do mesmo ano 58% consideravam o desempenho do governador ótimo ou bom e 31% regular.
Assim, a atual pesquisa mostra uma queda de cinco pontos na aprovação de Alckmin, uma oscilação positiva de três pontos percentuais na taxa dos que o consideram regular e estabilidade no que diz respeito à reprovação.
A aprovação ao governador chega a 61% entre os paulistanos com nível superior de escolaridade e a 63% entre os que têm renda familiar mensal superior a dez salários mínimos.
A nota média atribuída ao governador, em uma escala que vai de zero a dez, é 6,6. Para 22% ele merece nota oito e 15% acham que ele merece nota cinco. A nota máxima é atribuída a Alckmin por 12% e para 4% ele merece nota zero.
|