A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, inicia no dia 10 de fevereiro o repasse anual de recursos às APMs (Associações de Pais e Mestres). Em 2004 serão destinados cerca de R$ 13 milhões às 139 entidades constituídas no município. As primeiras a receber a verba são: Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Maria Adelaide; Emeb Professora Maria José Mattar Jorge; Emeb Aldino Pinotti e Emeb professor Pedro Augusto Gomes Cardim.
De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, o dinheiro será usado na implantação de laboratórios de informática, bibliotecas interativas, reformas e ampliação do número de salas de aulas para o atendimento de cerca de 4.500 crianças do ensino infantil (zero a seis anos). Ao todo serão construídas este ano 240 novas salas “Metade será feita ainda neste primeiro semestre. O restante entregaremos até o final do ano”, disse o prefeito William Dib. O município possui 144 escolas municipais, das quais 44 já contam com laboratório de informática e 32 com bibliotecas interativas (equipadas com livros, revistas, jornais, tevê e vídeo). Entre 1998 (início da municipalização) e 2003, a Prefeitura construiu e entregou 25 escolas. Em março serão entregues mais cinco e até o final do ano estão previstas outras oito. ”Atingimos este ano 100% do processo de municipalização. Quando assumimos, em 1997, a rede tinha 29 mil alunos e hoje já são cerca de 92 mil (infantil, fundamental, especial e alfabetização de jovens e adultos). É motivo de orgulho saber que cumprimos nossa meta”, comemora o secretário de Educação e Cultura, Admir Ferro.
Este ano, todos os alunos receberão uniformes e material didático, e os matriculados nos cursos do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e do Promac (Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania), além dos cerca de 3,5 mil professores, passarão a usar camisetas com o brasão do município. O montante a ser repassado às APMs para a aquisição dos materiais e uniformes gira em torno de R$ 8 milhões. “A Educação sempre foi prioridade em São Bernardo, pois é um dos vetores de promoção social”, afirmou o prefeito.
|