O Natal se aproxima e a festa já está garantida para muitas alunas da escola de decoração da Prefeitura de São Bernardo. Elas faturaram com a venda de enfeites de Natal que apreenderam a fazer na Escola Municipal de Iniciação Profissional (Emip) Jornalista Onofre Leite, na Rua Aura, 79, na Vila Mussolini.
Silene Endrigo é uma das 21 alunas que concluíram o curso de arranjos de Natal, dia 12 de novembro. Elas e as colegas de curso já estão vendendo enfeites de Natal a domicílio. Mas Silene, pela experiência comercial que tem, foi mais longe e conseguiu vender, para lojas dos shoppings Eldorado, Paulista e Morumbi, 32 peças de guirlanda, que é o enfeite de Natal, em forma de um arco, instalado na porta principal das residências. "Já trabalho com a confecção e venda de artesanato há cinco anos. Agora aproveitei para fazer o curso de arranjos de Natal da Prefeitura e me dei bem", comentou.
Venda no Paço das Artes - Os enfeites e arranjos para mesa da ceia de Natal, produzidos pelos alunos, estarão à venda no último domingo de novembro (dia 30), na feira de artesanato e comidas típicas Paço das Artes, no Paço Municipal, que funciona das 9 às 17h. Estarão à venda também artesanato e roupas de crianças e adultos, produzidas pelos alunos das Escolas Municipais de Iniciação Profissional.
O prefeito William Dib informa que são oferecidos, gratuitamente, 50 tipos de cursos de qualificação profissional para jovens e adultos nas 22 escolas profissionalizantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. As inscrições são realizadas a cada três meses, a partir de fevereiro. "No total, a Prefeitura forma aproximadamente 12 mil alunos por ano nas suas 22 Emips e em parcerias com sociedades amigos de bairro e igrejas".
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laerte Soares, disse que para administração municipal é uma alegria muito grande ver as pessoas que fazem os cursos profissionalizantes estarem desenvolvendo um trabalho autônomo. "Conseguir um emprego formal hoje em dia não está fácil, mas estas alunas do curso de arranjos de Natal estão provando que o trabalho autônomo é uma alternativa viável".
|