Faculdade Aberta para a Terceira Idade (Fati), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de São Bernardo, realiza inscrições para o primeiro semestre de 2004, no período de 1º de dezembro ao final de janeiro. São oferecidas 120 vagas. Os interessados devem se inscrever no Centro de Referência do Idoso (CRI), na Rua dos Vianas,194, Centro. Informações pelo telefone 4125 -9532.
Só podem se matricular pessoas acima de 45 anos de idade e não se requer formação acadêmica. A Fati não tem objetivo de formação em nível superior, sua finalidade é possibilitar uma séria reflexão sobre a questão da terceira idade e do aspecto do envelhecimento.
Para se inscrever é necessário apresentar a Carteira de Identidade e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 50. A mensalidade é R$ 70 e o curso tem quatro semestres. A Fati não visa lucro e o dinheiro arrecadado é para manter o projeto. Ela é gerenciada pela Cooperativa dos Professores, mediante convênio assinado com a Prefeitura.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laerte Soares, lembra que a Fati foi criada em 1998 e faz parte do Programa de Atenção ao Idoso da Prefeitura. "É mais um serviço que a administração municipal, em parceria com a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, presta à comunidade como contribuição à melhoria de vida, sendo mais um instrumento de cidadania”.
O curso é realizado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, que na condição de parceira do projeto, cede as salas de aula que não são usadas pelos seus alunos durante a tarde. As matérias ministradas são as seguintes: psicologia, sociologia, teatro, direito e cidadania, filosofia, gastronomia, história, informática, ginástica terapêutica, biodança, medicina e saúde, prevenção de acidentes, música, português, literatura, inglês, espanhol e italiano.
|