Liz Truss renuncia

 

Internacional - 21/10/2022 - 18:24:58

 

Liz Truss renuncia

 

Da Redação com BBC Brasil

Foto(s): Divulgação / wikidia

 

Liz Truss

Liz Truss

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (20/10), depois de apenas 45 dias na função. Seu governo é o mais curto da história do Reino Unido.

Em seu breve pronunciamento, Truss disse que não poderia cumprir o mandato para o qual foi eleita e notificou o rei Charles 3º que estava renunciando.

Ela anunciou que haverá uma eleição dentro do partido Conservador que deve ser concluída na próxima semana, que escolherá o novo premiê. Ela ficará no cargo até a escolha do novo líder do partido e consequente premiê.

A renúncia aconteceu depois de uma reunião com deputados conservadores que pediram sua saída.

A premiê já estava sob pressão desde o começo do mês, quando seu governo anunciou propostas econômicas de corte de impostos e aumento de gastos públicos.

Esses anúncios foram mal recebidos pelos mercados, provocaram uma desvalorização da libra esterlina e redução acentuada dos índices da bolsa de Londres — e em consequência a queda do ministro da Economia, Kwasi Kwarteng.

Na semana passada, as medidas foram revertidas e um novo ministro da Economia assumiu a pasta.

Mas na quarta-feira, uma sessão caótica no Parlamento britânico em que os parlamentares votavam uma medida regulamentadora da controversa atividade de fracking para extração de petróleo, dividiu ainda mais o partido. Opositores de Truss acusaram apoiadores da premiê de bullying e violência física.

A permanência de Truss no cargo ficou insustentável depois que sua ministra do Interior, Suella Braverman, se demitiu, aparentemente por uma falha de segurança dos sistemas internos de comunicação. Mas em sua carta de renúncia ela criticou duramente a primera-ministra.

Os dois principais partidos de oposição pressionam agora para a realização de eleições gerais em caráter extraordinário.

Liz Truss

...Continue Lendo... 

Links
Vídeo