Sabe aqueles e-mails que estão aparecendo aos montes na web, se passando por comunicação de bancos e outras empresas idôneas e prometendo prêmios em troca dos dados do internauta? O americano Matthew Thomas Guevara, 21, pode ficar preso por cinco anos por ser o autor de mensagens deste tipo (chamadas de scam).
A fraude ocorreu entre o final de 2000 e meados de 2001. Neste período, Guevara criou várias contas falsas no Hotmail e também o site www.msnbilling.com, hospedado no Yahoo!. Nas mensagens, o scammer se passava pelo departamento de cobrança do MSN e solicitava a confirmação dos dados dos usuários, a ser feita no tal site, apenas para roubar seus números de cartões de crédito e outras informações pessoais. O acusado admitiu sua culpa perante um juiz federal na última sexta-feira, dia 12.
Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, cerca de 180 pessoas caíram na armadilha de Guevara. O governo não informou o valor total da fraude, mas disse que os cartões de crédito roubados foram utilizados para compras feitas pelo próprio scammer e por outras pessoas.
Guevara, que vive em Chicago, será julgado no dia 5 de dezembro. Além da prisão, ele pode ser condenado a pagar uma multa de mais de 250 mil dólares.
|