Pesquisa FSB/BTG aponta Bolsonaro como culpado por alta dos combustíveis

 

Politica - 11/05/2022 - 22:59:35

 

Pesquisa FSB/BTG aponta Bolsonaro como culpado por alta dos combustíveis

 

Da Redação com agências

Foto(s): Reprodução

 

Pesquisa FSB-BTG de 25 de abril de 2022

Pesquisa FSB-BTG de 25 de abril de 2022

Os brasileiros consideram o presidente Jair Bolsonaro como o maior culpado pelos recentes aumentos dos preços dos combustíveis no país - mais do que a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Pesquisa FSB-BTG

É o que constatou uma pesquisa da FSB para o Banco BTG Pactual, divulgada no último dia 25 de abril, após a decisão da estatal Petróleo Brasileiro SA, a Petrobras, de aumentar os preços dos combustíveis em até 25% no início do mês de março e o aumento no diesel na segunda semana de maio.

De acordo com a pesquisa de março, 29% dos entrevistados disseram que o governo é o principal culpado pelo aumento dos custos do combustível, enquanto 22% apontaram as políticas da Petrobras como o principal motivo, já os impostos cobrados pelos governadores estaduais foram apontados por 21% dos entrevistados.

Apenas 18% dos entrevistados disseram que a guerra na Ucrânia é a causa do aumento dos custos de combustível.

As consequências econômicas da guerra são a mais recente dor de cabeça para a campanha de reeleição de Bolsonaro. Sua popularidade, chegou a aumentar no início deste ano, à medida que as perspectivas econômicas melhoraram e os temores da pandemia diminuíram, começou a ser abalada com a inflação de dois dígitos reduzindo o poder de compra dos brasileiros.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, favorito nas eleições de outubro, capturaria 36% da intenção de voto espontâneo no primeiro turno, enquanto Bolsonaro ficaria com 30%, de acordo com a mesma pesquisa.

Pesquisa FSB-BTG

Para tais resultados, foram entrevistados dois mil brasileiros em 25 de abril. A margem de é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Links
Vídeo