Meu velho pais, que hoje teria mais de 118 anos, dizia que “em casa de ferreiro, espeto de pau”...
É um ditado popular usado quando se quer dizer que uma pessoa é hábil em determinada coisa, mas não usa essa habilidade a seu favor.
- Exemplo 1: Um pedreiro vive a reformar a casa dos outros, no entanto a sua própria casa ele não arruma.
- Exemplo 2: Um ferreiro que trabalha tanto para fazer espetos de ferro para os outros que não lhe sobra tempo de fazer espetos de ferro para si mesmo; usando assim os espetos de pau.
Mas existe uma versão que afirma ter havido uma distorção no sentido original do texto. Segundo essa versão, o que se pretendia dizer inicialmente era que o ferreiro fazia propositalmente o espeto de pau por saber, devido à experiência adquirida, que se o fizesse de ferro teria suas mãos queimadas.
É bem mais provável que meu velho pai, com toda sua experiência, se referia a esta versão.
O caso parece típico, pois pode se denotar que a aplicação do que se fala não se segue. Eu diria mais um ditado popular: “Faça o que digo, mas não faça o que eu faço”.
Veja o que Jesus disse exatamente sobre o ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, quando falava sobre os líderes religiosos de seu tempo.
“Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.
Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem.
Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.
(Mateus 23:2,3 NVI)
Falta de credibilidade é o que teremos perante eles e perante qualquer outra pessoa; logo logo eles já estarão falando para os outros de nossa falta de “palavra”, da falsidade e da má direção de nossos conceitos ou ordens.
É chato quando tentamos corrigir alguém e então ouvimos: “você diz para eu fazer isso, mas você mesmo não faz né!”
E assim ocorre quando o alcaide diz que uma determinada cidade é uma das melhores para se empreender.
O prefeito de Santo André, em SP, afirmou que:
“SANTO ANDRÉ: A MELHOR CIDADE PARA EMPREENDER”, destaca avanços que o município tem obtido, sendo um lugar para melhorar a economia, bem como a geração de empregos.
Costuma dizer-se que “santo da casa não faz milagres”, para significar que as pessoas não costumam valorizar o que têm por perto, ao pé da porta, na sua própria casa ou na sua própria terra.
* Vicente Barone é analista político, editor chefe do Grupo @HORA de Comunicação, esteve à frente de diversas campanhas eleitorais como consultor político e de marketing, foi executivo de marketing em empresas nacionais e multinacionais, palestrante nacional e internacional para temas de marketing social, cultural, esportivo e de trasnporte coletivo, além de ministrar aulas como professor na área para 3º e 4º graus - www.barone.adm.br