Entre homenagens, agradecimentos e muita emoção, a Prefeitura de São Bernardo deu início ao 1º Congresso de Urgência e Emergência. Inédito, o evento ocorrerá até domingo (17/06), no Teatro Inezita Barroso, e é destinado para capacitação dos profissionais e estudantes da Saúde.
Por meio de palestras e treinamentos, os participantes serão imersos no setor de urgência e emergência. Diversos palestrantes renomados foram convidados a participar, como Marisa Malvestio, especialista em Atendimento Pré-Hospitalar, o cardiologista e diretor da Divisão Clínica do Laboratório de Pesquisa e Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, Sergio Timerman, e o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, compôs a mesa, acompanhado pelo responsável pela pasta de Saúde, Dr. Geraldo Reple, do representante do CRM – SP, Dr. Desiré Carlos Calegari, do representante do Cofen, Luciano da Silva, da Presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo (FSS), Greice Picolo e demais autoridades.
Com o auditório lotado, o chefe do Executivo, salientou o investimento que vem sendo aplicado na Saúde da cidade e principalmente nos profissionais. “Sabemos que o primeiro atendimento é o mais importante. É ele que define se o paciente irá sobreviver, ter sequelas ou morrer. Por isso, estamos criando mecanismos para treinar esses profissionais, priorizando sempre, um atendimento apropriado e seguro”, disse.
O prefeito também salientou que a realização do Congresso é a concretização de um trabalho que foi realizado ano passado. “Homologamos o heliponto do Hospital de Clínicas, que estava abandonado e sem uso. Ano passado, demos o primeiro passo, agora com a execução deste treinamento, tenho certeza que teremos profissionais mais preparados e um primeiro socorro com excelência”, explicou Morando.
O evento é gratuito e conta com o apoio de empresas privadas, escolas técnicas e universidade. Na ocasião, o secretário de Saúde, também aproveitou para agradecer a todos os envolvidos no projeto e salientou as instituições sobre a importância do atendimento humanizado.
“Quem trabalha com saúde, precisa agir por amor. Precisamos transmitir aos nossos pacientes respeito e muita atenção. Em São Bernardo, o lema em todas as unidades de saúde é atendimento humanitário. Estamos conscientizando todos os profissionais a agirem desta forma. Precisamos de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem com esse olhar diferenciado. Só assim, conseguiremos evoluir e melhorar os atendimentos”, esclareceu Reple.
Homenagens - Durante a cerimônia, o prefeito foi homenageado e recebeu o uniforme do SAMU São Bernardo. A intenção é ele esteja uniformizado durante o simulado de salvamento, que acontecerá no próximo domingo (17/06), último dia do congresso.
Uma simulação de incidente com múltiplas vítimas será demonstrada no estacionamento do ginásio Poliesportivo, onde a vítima será socorrida e encaminhada para o Hospital de Clínicas, por meio do helicóptero.