Santo André, 11 de junho de 2018 – Como parte do conjunto de ações da administração visando uma gestão mais eficiente e inserida na era digital, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Inovação e Administração, realizou nesta segunda-feira (11) a terceira fragmentação de documentos do Arquivo Municipal. Nesta ação, cerca de 40 mil processos antigos foram descartados, somando 7,3 toneladas de papel, que serão destinadas à reciclagem.
A ação visa abrir espaço no local de armazenamento e ainda trazer uma contrapartida financeira, já que o processo é feito em parceria com a iniciativa privada, que pagou R$ 2,9 mil pela aquisição do material que será reaproveitado. A primeira fragmentação ocorreu em maio de 2017, quando houve o descarte 11 toneladas de documentos. Em novembro, mais 15 toneladas foram extintas e ambas trouxeram quantia semelhante de retorno financeiro. O Arquivo Municipal ficou dez anos sem este tipo de trabalho, causando superlotação.
O prefeito Paulo Serra acompanhou o trabalho e verificou a importância da manutenção do espaço. “Esta é uma ação de sustentabilidade e que oferece mais eficiência no andamento dos processos. Nossa gestão busca sair do uso do papel, digitalizando os documentos, dando mais dinâmica ao dia a dia. Diminuímos assim a agressão ao meio ambiente, eliminamos um gasto desnecessário e ainda trazemos recursos para os cofres públicos”, destacou. A administração seguirá com estas ações regularmente.
A maioria dos arquivos eliminados apresentava pedidos de serviços vindos de diferentes secretarias e departamentos, que foram executados ou não, mas que pela tabela de temporalidade já estavam encerrados. O processo para a extinção corresponde primeiramente na divulgação pública através de edital para conhecimento da eliminação e um termo legal após a realização da ação. A expectativa da Secretaria de Inovação e Administração é de melhorar o serviço facilitando o processo ao longo do tempo, desafogando assim o Arquivo Municipal.