A Prefeitura de São Bernardo participou nesta sexta-feira (28/04) do evento de encerramento do 61º Congresso Estadual dos Municípios, promovido pela Associação Paulista dos Municípios (APM), em Campos do Jordão, no Interior do Estado. O evento teve presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Orlando Morando, que esteve acompanhando pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e pelo presidente da Câmara Municipal, Pery Cartola. Nesta edição, o congresso debateu o tema “Gestão Eficiente” nos municípios.
Durante os quatro dias de evento, São Bernardo expôs projeto para redução de gastos com combustível, desenvolvido em parceria com a Comgás. O trabalho baseia-se em projeto para uso compartilhado de etanol e Gás Natural Veicular (GNV), utilizado na frota de carros da Prefeitura, o que permitirá uma economia anual de R$ 1.781 por veículo, além dos ganhos ambientais, já que se trata de energia limpa, isenta de fuligem e outros materiais que possam prejudicar o meio-ambiente.
“Iniciamos projeto junto à Comgás para inovar a forma de abastecimento da frota com sistema de gás veicular. O primeiro veículo, que pertence à GCM, já está com o sistema instalado e o município fazendo o uso experimental. A Prefeitura ficou à disposição do Congresso e vamos avaliar com a Comgás os benefícios dessa tecnologia para a cidade”, destacou o prefeito, após o evento.
O período experimental de 16 dias, realizado entre os dias 4 de abril e 20 de abril, apontou que, além da economia e baixo impacto ambiental, o veículo apresenta desempenho superior quando abastecido com GNV como alternativa de combustível, apresentando média de consumo de 11 km por metro cúbico de percurso.
Congresso
Realizado há 61 anos ininterruptos, o Congresso Estadual de Municípios conta com participação de prefeitos, vereadores, gestores, presidentes de Fundos Sociais de Solidariedade (FSS), assessores e técnicos municipais de diversas cidades de São Paulo. Nesta edição, o evento aconteceu de 24 a 28 de abril.
“As cidades assumem um protagonismo cada vez maior e o congresso escolheu um grande tema que é a gestão eficiente. Nós temos que fazer mais e melhor, com menos dinheiro para desonerar a população, a sociedade e prestar o melhor serviço público”, discursou o governador Geraldo Alckmin.
A agenda também contou com presença do Gerente Executivo de Relações Internacionais da Comgás, Henrique Gross; da Gerente de Relacionamento da empresa, Flávia Domingues Gonçalves; do Gerente Comercial, Ricardo Vallejo, além do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris, do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Paulo Dimas Mascaretti; do prefeito de Campos de Jordão, Frederico Guidoni; do APM, Carlos Cruz, e da primeira-dama, Lu Alckmin.